Colinas

Iniciam preparações para escolha de jardins

Concurso, que já ocorre há mais de oito anos, inscreve até o dia 6 de setembro, na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

17/08/2018 - Colinas

Rodeada por flores, árvores e ornamentos. É assim que Patrícia Oricch, de 43 anos, vive na residência na Linha Roncador, interior de Colinas. Ela é uma dos colinenses que participa da edição 2018 do concurso “Jardim Mais Bonito”, atividade agregada ao 27º Blumentanzfest – Baile das Flores. Patrícia mora no município há 18 anos. Quando adquiriu a propriedade, a parte frontal da casa era usada para plantação. No local não havia árvores ou até mesmo grama. Aos poucos, ela e o esposo foram criando o jardim. “Era uma casa de interior, aqui no pátio era plantação de milho, tive que fazer o jardim do zero, mas assim conseguimos colocar nossa identidade nele”, conta.

Na casa, as rosas têm um lugar especial. Mas gerânios, agapantos, amoreias e orquídeas completam o cenário. “Tenho pouco tempo, então acabei eliminando algumas plantas que precisavam de mais cuidados e mantive coisas perenes, que não precisam de tanta poda. Mas as rosas, mesmo necessitando de mais atenção, eu mantive”, destaca.

Neste ano, Patrícia concorre na categoria de jardim e vitrine, pois é proprietária de uma loja e um café no Centro do município. Ao longo dos anos, já foram vários prêmios conquistados, o último na edição passada, de Melhor Vitrine. “É um hobby, eu faço o jardim para os meus olhos, para aproveitar o ambiente. Eu não tenho jardineiro, então dá muito trabalho, mas é algo que relaxa e é prazeroso”, explica.

O evento

A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, tem por objetivo valorizar o empenho dos moradores no cuidado com o jardim, despertar a consciência ecológica e ambiental, e divulgar e desenvolver o turismo, mantendo viva a tradição dos antepassados. De acordo com a titular da pasta, Aline Horst, em torno de 40 moradores se inscrevem todos os anos no concurso. “Colinas é a Cidade Jardim justamente pelo capricho e cuidado que a população tem com seus jardins”, conta.

Para ela, a questão cultural é outro ponto forte na dedicação com o cultivo. “Regiões de colonização provindas da Europa trouxeram esse costume e é mais uma tradição que se tornou prática de toda uma comunidade. Um exemplo de que boas ações devem ser mantidas e compartilhadas. Tudo isso unido ao despertar das flores”, explica. Para ela, cuidar dos jardins também faz bem à saúde. “É uma terapia. O contato com a terra e a natureza faz muito bem para o corpo e a alma”, pontua.

Como participar

As inscrições dos jardins e/ou comércios localizados no município ocorrem até o dia 6 de setembro. Os proprietários interessados devem preencher uma ficha na secretaria e cada inscrito receberá uma placa de identificação de participante, que deverá ser colocada em local visível. Além disso, os inscritos devem ficar à disposição da comissão julgadora no momento da análise e liberar a visitação ao jardim para turistas e imprensa.

Premiação

A avaliação dos jurados ocorre entre os dias 10 e 14 de setembro e será realizada com base em diversas categorias. Os vencedores irão receber uma medalha e vale-compras no valor de R$ 200, que podem ser utilizados em compras nas floriculturas do município. A divulgação do resultado e a entrega da premiação ocorrem durante o baile programado para dia 15 de setembro.

Categorias

- Melhor Vitrine - estabelecimentos comerciais com ornamentação alusiva ao Baile das Flores;
- Melhor Aproveitamento de Espaço (rural e urbano);
- Jardim Ecológico (rural e urbano);
- Jardim mais Florido (rural e urbano);
- 1º Lugar – Jardim Mais Bonito;
- 2º Lugar – Jardim Mais Bonito;
- Prêmio especial – Jardim “Hors-Concurs” (jardim com destaque especial).


Leia Também

Ary Herrmann ganha comenda João de Barro

31/10/2018

Homenagem é entregue aos destaques das regiões tradicionalistas

Caminhada do Sol Poente e Lua Cheia é sábado em Colinas

26/10/2018

Serão percorridos dez quilômetros por caminho junto da ferrovia


Workshop Musical marcará atividade do Outubro Rosa e Novembro Azul

16/10/2018

Evento ocorre neste sábado, dia 20 de outubro, em Colinas

Colinas promove 1º Festival de Primavera

16/10/2018

Evento ocorre neste domingo, dia 21 de outubro