Estrela

Interruptor DR aprovado para futuros prédios públicos

Proposta de Márcio Mallmann foi aprovada de forma unânime e prevê mais segurança

05/09/2019 - Estrela

Na sessão da última segunda-feira, dia 2, o Legislativo aprovou com unanimidade o projeto do vereador Márcio Mallmann (PP), que prevê a instalação de interruptor diferencial residual na construção de novos prédios públicos da Administração Municipal de Estrela.

A medida, conforme Mallmann, é essencial para dar mais segurança às pessoas em caso de fuga de energia elétrica. "Gostaria que todos os prédios públicos tivessem esse dispositivo e esse é o intuito: para que gradativamente todos sejam adequados." Ele falou que há uma pretensão de se fazer uma emenda coletiva que destine, anualmente, uma verba para esse fim e sugeriu que seja previsto orçamento na Lei Orçamentária Anual (LOA). A proposta foi parabenizada por Marco Wermann (PV), que reforçou a importância do projeto, principalmente nas escolas. "A garotada é muito enérgica e podem ocorrer acidentes." 

Contas do Executivo

As contas do Executivo de 2015, 2016 e 2018 também foram aprovadas de forma unânime, contudo, as do último ano tiveram abstenção de Wermann, que declarou-se impedido de votar por ter exercido o cargo de prefeito por breve período. 

"Se o TCE aprovou, porque nós não vamos fazer isso?", questionou o líder de governo Ernani de Castro, sobre as contas do Executivo. Para Fell, o tribunal apenas dá um parecer das contas e que cabe ao Legislativo aprová-las ou não. 

Pavimentação no Bairro das Indústrias

Volnei Zancanaro (PR) chamou a atenção para as obras de pavimentação no Bairro das Indústrias. "Respeitem as residências, pois quando as casas foram construídas as ruas eram de terra e agora não se pode deixá-las abaixo do nível da rua." De acordo com ele, a disparidade chega a quase vinte centímetros e pode ocasionar problemas no caso de uma enxurrada. Zancanaro afirmou que buscará informações para auxiliar aos moradores que queiram ser reparados do dano causado.

Parabéns, Aeca!

Tiago Lehnen (PSDB) parabenizou a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) pela conquista de dez medalhas no último final de semana, em Brasília, no Brasileiro de Canoagem de Velocidade. O vereador reforçou pela quarta vez o pedido de reparo na calçada da esquina das ruas Menna Barreto e Geraldo Pereira no Bairro Auxiliadora. "Já houve uma pessoa que se machucou lá", lembrou.

Diárias

Norberto Fell (PPS) agradeceu pelo retorno da administração aos seus pedidos de informação que ele tem realizado e comemorou que as denúncias que tem feito a respeito de diárias e viagens parecem ter diminuído as mesmas. "Ocorre muitas vezes de alguns ficarem hospedados em apartamentos funcionais de deputados em Brasília, por exemplo, e então não se faz necessário o pagamento de diárias em hotéis. Isso é fácil verificar." 

Ernani de Castro (MDB) afirmou que, apesar de alguns membros do Executivo não prestarem contas das diárias e viagens de forma correta, a Câmara age de forma diferente e cumpre com todas as exigências necessárias. O líder do governo e também o vereador Tiago Lehnen exaltaram a realização da Estrela Multifeira 2019, afirmando que é uma das mais expressivas do estado. "É feita a muitas mãos e esperamos o sucesso mais uma vez", disse Castro.

Ainda sobre redução de vereadores

Marco Wermann (PV) voltou a falar sobre a proposta de diminuição de vereadores para o município e ressaltou que sempre tratou de todos os temas com respeito às diferenças. Comentou que, à época do aumento de nove para 13 cadeiras legislativas do município, o momento econômico era outro. "O projeto foi discutido e votado como o melhor para aquele momento, mas as coisas mudaram e, enquanto economista, não posso me furtar dessa discussão, agora precisamos fazer mudanças e deixar essa Casa mais enxuta se faz necessária. Quero lembrar que a proposta não está finalizado e será feita com base no diálogo." Para Fell, seria melhor não reajustar subsídios anualmente e incentivar que mais pessoas participem do processo político.


Leia Também

Implantação de Força Tática em Estrela pauta encontro

16/09/2019

Entidades vão iniciar mobilização no município para buscar recursos para viatura e equipamentos

Orçamento de Estrela cresce 3,2%

13/09/2019

Proposta foi apresentada em audiência pública


600 são esperadas hoje para o 34º Sarau de Damas

13/09/2019

Evento ocorre na noite desta sexta-feira. Ingressos ainda estão à venda

Estrelense lança novo livro

13/09/2019

Obra de ficção “A Excursão” será apresentada nesta sexta-feira