Estrela

Kunzler renuncia presidência do Legislativo

Nova eleição ocorre na quinta-feira, dia 4, às 14h

02/07/2019 - Estrela

Ao final da sessão da segunda-feira, dia 1º, o então presidente do Legislativo, Élio Kunzler (PTB), renunciou ao cargo. A nova eleição foi convocada pelo vereador Ernani de Castro (MDB), que assumiu a Mesa Diretora, e ocorre nesta quinta-feira, dia 4, às 14h.

Logo após a renúncia, o correligionário de Kunlzer,  Felipe Schossler (PTB) inscreveu uma chapa para postular ao cargo. "Vamos dar um passo de cada vez, fazendo tudo do jeito certo, com humildade e diálogo", falou. Para o vereador, será uma honra poder presidir a Casa. Podem ser inscritas chapas até às 13h do dia da eleição.

Projetos aprovados

Foram aprovados de forma unânime os projetos de abertura de crédito nas secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e na de Saúde, assim como o projeto que cria a Ouvidoria Parlamentar no Legislativo.

Elis Birck assume pela terceira vez

Pelo período de um mês, a suplente Elis Birck (PR) assume a cadeira de Norberto Fell (PPS) no Legislativo. É a terceira vez que ela exerce a vereança nesta legislatura. "Um mês passa muito rápido, mas a gente faz o possível. Tenho pedidos a ser encaminhados e tenho que agradecer ao colega pela oportunidade."

Ela falou sobre o mutirão realizado nas estradas do interior. "Ainda faltam algumas, mas agradeço o empenho. Sei que não controlamos o tempo, mas quando ele colaborar, que se trabalhe e não empurre com a barriga." Elis também criticou a obra na estrada de Novo Paraíso, que não está sendo executada e, segundo ela, já há verba disponível, mas ainda nada foi feito. "Vão esperar a Expowink?", questionou.
E os computadores?

Volnei Zancanaro (PR) cobrou o uso dos computadores que foram adquiridos em dezembro. "O presidente nos prometeu e até agora nada." De acordo com o vereador, a medida, quando colocada em prática, trará economia à Câmara.

Porto liberado

Marco Wermann (PV) comemorou a liberação do Porto de Estrela para que se realize a Multifeira em setembro. "É resultado de trabalho coletivo." Para o vereador, o evento é mais que apenas uma festa, pois movimenta a economia local e regional, além de colocar Estrela na vitrine. "Não vou citar nomes para não esquecer de ninguém, mas se trabalhou muito para conquistar essa autorização." Ele ainda parabenizou a atleta estrelense Sabrina, campeã gaúcha sub-18 pelo Internacional. "O futebol feminino ainda enfrenta dificuldades no país. No ano passado, a Sabrina atuava por uma equipe de Estrela e agora conquistou o título pelo time gaúcho." O vereador Márcio Mallmann (PP) também fez menção à conquista da atleta. "Vimos ela crescer na Delfina e sabemos da dedicação dela ao esporte."

Frente Parlamentar da Avicultura

Marcio Mallmann (PP) repercutiu a Frente Parlamentar da Avicultura. "É um setor muito importante e que está expandindo muito. O desafio que foi falado é a questão sanitária e é bom que nos preocupemos com isso, pois se houver qualquer coisa, como gripe aviária, perdemos espaço no mercado." Ele voltou a falar do poço artesiano que está em desuso próximo à comunidade da São Luiz, que tem interesse em explorá-lo para atender os moradores dos arredores. "Tivemos parecer favorável da Corsan e, muito em breve, traremos à Câmara o projeto para dar a cessão de uso à comunidade."

Obra na Leo Joas

O líder de governo, Ernani de Castro (MDB) afirmou que o município está em dia com a sua parte, referindo-se à obra da quadra da Emef Leo Joas. "Conforme a empresa vai executando o trabalho, vai recebendo o recurso. A verba é federal. Se tem algum problema em a obra não estar pronta, é por causa de documentação da empresa." Zancanaro falou que tem vários protocolos de reclamação por falta de pagamento por parte da empresa. "Lá não tem luz elétrica e foi pedido para a escola para poder dar andamento à obra", falou. 
Castro comemorou a entrega do ônibus escolar com acessibilidade, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Feltes. "O ônibus tem cerca de 50 lugares e vem beneficiar as comunidades de Estrela. O que tínhamos já não possuía condições de andar. É uma conquista do povo estrelense."


Leia Também

Gracie marcará participação na Festa do Colono e Motorista de Estrela

19/07/2019

Evento programa o "Dia do Vovô e da Vovó" e grupos da terceira idade contarão com atrações

Escrita como meio de se encontrar

19/07/2019

Jandiro Koch conta os desafios de escrever livros voltados ao tema gênero


O 25 de julho e a imigração alemã

19/07/2019

Foi instituído solenemente como feriado estadual durante o governo do general Flores da Cunha

Costumes que permanecem

19/07/2019

Alemães mantiveram o próprio idioma e desenvolveram círculos de amizades