Imigrante

Lançado concurso Noite de Luz

Inscrições estão abertas e moradores já decoram as residências e o comércio para concorrer

30/11/2018 - Imigrante

A segunda edição do concurso de decoração natalina “Noite de Luz”, promovido pela Administração Municipal de Imigrante, que premia o comércio e a residência mais decorada, foi lançada. A ação visa estimular a criatividade da comunidade, representar a tradição do Natal, tornar a cidade mais bonita para as festividades de fim de ano, e manter o espírito natalino de fraternidade e cooperação ao próximo.

Tanto o comércio quanto as residências que desejam participar do concurso devem ornamentar as fachadas, jardins e vitrines, ou seja, os pontos que ficam visíveis da rua. No Centro do município e também nas localidades do interior, alguns moradores já iniciaram as decorações de Natal.

É o caso da família Buhl, que reside na Linha Arroio da Seca Baixa. Vencedores do concurso no ano passado, resolveram participar novamente e já estão com a decoração montada. “Este ano temos 188 metros de mangueiras de LED no pátio e 3,6 mil pontos de luz. Essas estruturas são feitas com ferro e alguns ornamentos são de materiais que reaproveitamos, como a árvore de ferraduras de cavalo. Mas não participamos apenas como uma forma de concorrer, se não houvesse o concurso, faríamos do mesmo”, conta o proprietário da residência, Leandro Buhl.

Faz cinco anos que a família mora no local e, desde então, realiza a decoração da casa, que aumenta a cada Natal. “Dois anos atrás meu cunhado começou a se envolver e é ele quem me ajuda a fazer os moldes. Minha irmã também participa, porque sozinhos não conseguiríamos. Começamos a montagem das peças em agosto, durante folgas, nos sábados à tarde ou domingos”, comenta.

O pinheirinho, toucas de Papai Noel e objetos que lembram o Natal também já estão presentes na Loja Spalim, no Centro do município, que venceu a categoria Comércio na edição passada. “É uma campanha válida, porque é um incentivo para deixar a cidade bonita. Mas o espírito natalino também precisa estar presente nas pessoas”, conta a proprietária Marli Spellmeier.

Vocação para o turismo religioso

O secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, David Orling, afirma que a boa participação dos moradores na edição passada fez com que o município investisse novamente na proposta e que é esperada uma adesão ainda maior este ano. “Tivemos casas enfeitadas maravilhosamente, tanto no interior, quanto na área central, e as pessoas participaram mostrando toda beleza e simplicidade do Natal. Nosso turismo é mais religioso e assim procuramos não marcar tanto a questão do Papai Noel, mas sim do presépio franciscano. Isso faz com que tenhamos essa beleza singela, mas que representa a fraternidade, o amor e a esperança dos povos”, comenta.

A premiação será dia 20 de dezembro, integrada à programação do Natal na Praça. “Queremos que as pessoas se inscrevam não pensando apenas nisso, mas em deixar a cidade mais bonita. Além disso, que o espírito de Natal não flua só nas paredes, janelas e portas, mas no coração de todos”, destaca. 

Como se inscrever

O regulamento e as fichas de inscrição podem ser obtidos na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e no site www.imigrante-rs.com.br no menu Concursos 2018. O prazo é até 7 de dezembro. A comissão julgadora fará as avaliações de 10 a 18 de dezembro, seguindo os critérios de espírito natalino, beleza e criatividade. Mais informações pelo 3754-1130.

Programação do Natal em Imigrante:

Sábado, dia 1º: 20h, Festival de Coros na Igreja da Paz e Noite de Advento;
Dia 7: às 19h, Noite Natalina na Escola Municipal Arco-Íris;
Dia 13: Noitada Natalina e formatura do 9º Ano na Escola Municipal Santo Antônio e Escola Municipal Pequeno Mundo (horário a definir);
Dia 14: às 18h, Natal no Pátio na Escola Ciranda de Sonhos;
Dia 20: às 19h, Natal na Praça com orquestras, peça de teatro “Meu sonho de Natal” da companhia Curto Arte e chegada do Papai Noel. A programação ocorre na praça municipal;
Dia 21: às 20h, Noitada Natalina da Escola Municipal Ernesto Alves, no Centro Comunitário;
Dia 28: às 19h, sorteio da CIC (local a definir).


Leia Também

Chance para ser premiado no Natal

14/12/2018

Campanha da Câmara de Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços (CIC) vai entregar R$ 20 mil em vale-compras

Calendário de Imigrante 2019 começará a ser entregue

07/12/2018

Mais de 140 eventos estão previstos para o próximo ano na Terra dos Imigrantes


Lançado concurso Noite de Luz

30/11/2018

Inscrições estão abertas e moradores já decoram as residências e o comércio para concorrer

Nas feiras, escolas, entidades e residências

23/11/2018

Família de Imigrante produz morangos sem agrotóxicos há quatro anos