Variedades

Lar do Jovem reinaugura

Diversos ambientes internos e externos foram totalmente reestruturados

28/06/2019 - Variedades

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

O Lar do Jovem, utilizado pela Comunidade Evangélica de Estrela para diversas atividades, completou 50 anos em 2019 e, nesse período, ainda não havia passado por uma grande reforma. Mas, diante de problemas de infraestrutura, desde junho de 2018 uma comissão trabalhava para a revitalização do local, que foi concluída neste mês.

Por meio do projeto do arquiteto Marcio Braun, que também é dançarino nos Grupos Folclóricos e doou o serviço, foi feita a reforma de toda parte superior (como salas) e externa do Lar do Jovem, assim como o jardim. “Inclusive a escada de acesso, o hall de entrada, e toda parte térrea também foi reestruturada”, afirma o coordenador e professor de dança, Andréas Hamester.

O telhado foi totalmente substituído e todas as salas foram remodeladas. Houve ainda um trabalho de decoração e uma nova sala de trajes típicos, equipada com armários para guardar os milhares de itens dos grupos. “O próprio Lar do Jovem tem em seus corredores fotografias, quadros, recortes de jornais, que contam a história dos 55 anos dos Grupos Folclóricos e esse material também foi restaurado e será recolocado no local para que os visitantes possam visualizar um pouco da nossa história”, destaca Hamester.

Mais de 150 pessoas estiveram envolvidas no processo de reforma no local. O investimento chega a cerca de R$ 150 mil (sem o sistema de energia), angariado nos Bailes do Chucrute, doações, almoços e outros atividades desenvolvidas pela Comunidade.

Um novo jardim

Nas décadas de 60 e 70, o jardim interno era muito utilizado. Ao longo dos anos, deixou de ser tão visitado e virou um local de passagem e de depósito, mas foi reestruturado. “Ele foi revitalizado e agora tem uma verdadeira beleza de jardim e certamente é um ambiente novo para as demais atividades que ocorrem aqui. É um lugar com bancos, gramado, iluminação, flores e vasos para que o pessoal possa curtir”, comenta.

Energia solar

Entre as novidades do Lar do Jovem, está o sistema de energia fotovoltaica, cuja instalação foi possível devido a uma parceria entre a Comunidade Evangélica de Estrela e a de Marlesreuth, do município de Naila, na Alemanha. Desde sua conclusão, em maio, a comunidade já economizou mais de R$ 800 na conta de luz. 

Reabertura neste sábado

Além de ser local para os ensaios dos Grupos de Danças, o lar é ocupado para o culto infantil, reuniões da juventude, de diretoria e de outros departamentos. A cerimônia de reinauguração do espaço ocorre neste sábado, dia 29, a partir das 16h, e contará com a presença da Banda de Estrela. Após a solenidade, haverá bênção no salão principal, corte de fita e visitação. “O grupo Oficial também irá se apresentar. Teremos um cachorro-quente típico alemão e a venda de souvenirs, além de cerveja artesanal”, conta.  


Leia Também

Os 106 anos de Dona Amélia

19/07/2019

Ela reside na Casa de Repouso Bom Samaritano e conta segredo da longevidade

Dona do próprio caminho

19/07/2019

Nirce dirige ônibus de transporte coletivo


Presentes e no comando

19/07/2019

Mulheres passam a ocupar mais espaço no rural e sucessão feminina é realidade

Agrocenter com linha completa

19/07/2019

Atendimento no local é feito por um responsável técnico