Vale do Taquari

Mais incentivo e qualificação ao turismo

Primeira reunião da diretoria da entidade ocorreu na quarta-feira, dia 2, no município de Arroio do Meio

05/04/2019 - Vale do Taquari

É com foco no incentivo ao turismo que o novo presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), o empresário Leandro Arenhart, inicia seu mandato que perdura até 2021. Ele e a nova diretoria (leia quadro)foram empossados em março, em Arroio do Meio. A primeira reunião do grupo ocorreu nesta semana.

Arenhart é proprietário de uma pousada em Arroio do Meio, município onde reside, e integra a Amturvales há dez anos. “Gosto muito de turismo e, para a minha surpresa e felicidade, fui indicado à presidência”, diz. Ele sabe do desafio que tem nas mãos e afirma que pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Rafael Fontana, que entregou o cargo a ele. “O Fontana fez a Amturvales ser reconhecida”, elogia Arenhart.

Novidades

Ele afirma que pretende dar continuidade a alguns projetos e também implantar novas ideias. “Minha diretoria é formada por pessoas de confiança e que possuem um pensamento único, que é o de fomentar o turismo no Vale, incentivando novos empreendedores e mostrando que realmente o setor é um forte gerador de renda”, adianta.

Entre os projetos, a instalação de uma melhor sinalização em todas as regiões do Vale, bem como, se possível, a colocação de placas ou pórticos que possam ajudar os turistas a chegar mais facilmente ao destino. “Pretendo também dar continuidade aos cursos de qualificação e alguns treinamentos exclusivos e diretos a empreendedores”, acrescenta.

Arenhart apontou o Trem Turístico como um dos grandes projetos da entidade e, para ele, será algo que trará muitas pessoas e retorno financeiro aos municípios da região. “Além das nossas belezas naturais que são únicas, temos um povo muito acolhedor que faz a diferença. O turista irá se surpreender”, aposta. Arenhart também fala da importância de fazer com que os moradores da região conheçam tudo o que temos a oferecer.

Para o novo presidente, é fundamental ainda que se fortaleça a imagem do turismo do Vale em outras regiões, visando atrair visitantes de outros locais. “Iremos divulgar ao máximo as belezas naturais únicas que temos aqui e queremos que o turista venha e se surpreenda com o nosso Vale.”

Primeira reunião

Na quarta-feira, dia 2, a nova diretoria da Amturvales realizou a primeira reunião da gestão 2019/2021. O encontro ocorreu no Sítio Paraíso dos Anjos, em Arroio do Meio. De acordo com o presidente, o encontro foi muito produtivo e foram discutidas diversas pautas, com definições de ações a curto prazo. “Uma das nossas ideias é, muito em breve, fazermos um projeto de sinalização e identificação nas ERS e na BR, que cortam o Vale do Taquari”, explica. O objetivo é identificar os municípios, pontos turísticos e empreendimentos de turismo da região para que as pessoas que transitam nas vias tenham informações. Conforme Arenhart, uma empresa será contratada para a realização do projeto e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), por meio do vice-presidente, Celso Kaplan, que também integra a diretoria da Amturvales, já assinalou interesse em apoiar o projeto de sinalização.

Outro tema levantado por Arenhart é a necessidade de fortalecer a entidade. “Ainda temos 13 ou 14 municípios que não são associados. Nos próximos dias devo visitar essas cidades, pois nosso intuito é vender o Vale como um todo”, afirma. Na pauta também estiveram as qualificações que a Amturvales pretende realizar junto aos municípios. Antes disso, de acordo com o presidente, deve ser feita uma análise da real demanda de cada um. “Toda a diretoria está bem empolgada. Fui muito feliz na escolha dos integrantes, pois estão pensando no bem real e no valor que o turismo pode trazer ao Vale.”

Diretoria 2019/2021
Presidente - Leandro Arenhart - Arroio do Meio
Vice-presidente - Lourival Bernardino Seixas - Muçum
Secretária - Cristiane Viel - Guaporé
2º Secretário - Celso Kaplan - Imigrante
Tesoureiro - Vanildo Luiz Roman - Anta Gorda
2º Tesoureiro - Carlos Henrique Meneghini - Arroio do Meio
Coordenadores
Departamento de Projetos - Simone Berté - Progresso
Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização - Valdacir Bresciani - Arvorezinha
Departamento de Roteiros - Carla Ferri - Sério
Departamento de Eventos - David Orling - Imigrante
Departamento de Demandas - Fabiano Diehl - Estrela
Departamento de Qualificação - Zilda Regina da Costa - Marques de Souza
Departamento de Infraestrutura - Ismael Rosset - Ilópolis
Conselho Fiscal
1ª titular - Cristiana Dadalt - Doutor Ricardo
2ª titular - Verônica Anderle - Roca Sales
3º titular - Antonio Carlos Veloso - Estrela
1º suplente - André Bergamaschi - Encantado
2º suplente - Marcelo Portaluppi - Vespasiano Corrêa
3º suplente - Marcelo Peretti - Encantado
Coordenador e suplente do Fórum Regional de Turismo e
Conselheiro Estadual de Turismo do Vale do Taquari - Rafael Luiz Fontana e Lizeli Bergamaschi - Encantado

Mapa do Turismo da Região

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, reuniu-se, na última semana, com membros da diretoria da Amturvales, prefeitos e vices da região para tratar de ações relacionadas ao turismo regional. Um dos assuntos em pauta foi a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que deve ser feita a cada dois anos. Esta providência deve ser tomada pelos municípios em 2019. O processo de atualização e inserção de documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo começou neste mês e tem encerramento previsto para 30 de julho.

A Amturvales é a entidade habilitada a fazer este cadastro e, em sua assembleia realizada no dia 15 de março, aprovou, por unanimidade, que somente atenderá os municípios associados em relação a esta providência. Desta forma, o presidente da Amvat, salientou aos presentes a importância de que todos os municípios se filiem à Amturvales. Participaram do encontro o novo presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild, a vice-prefeita de Pouso Novo, Liane Nardino, e membros da diretoria da Amturvales.


Leia Também

Últimos dias para visitar a Suinofest

14/06/2019

Evento ocorre em Encantado até domingo

Telefonia móvel: prefeitos buscam solução no Procon

14/06/2019

Operadoras têm dez dias para entregar relatórios


IPVA 2019: Colinas, Estrela e Imigrante arrecadam 92,5% do previsto

07/06/2019

Aproximadamente R$ 411 mil ainda não deram entrada nos cofres dos três municípios

Suinofest: fórum apresenta estratégias de desenvolvimento do turismo

06/06/2019

Evento é destinado a empresários do setor, autoridades e demais interessados