Variedades

Marmitas e petiscos: alimentação saudável e prática

Mesmo com a rotina corrida do dia a dia, veja dicas de como se alimentar com qualidade

31/10/2018 - Variedades

Cada vez mais a rotina das pessoas se intensifica e a alimentação vai ficando no segundo plano. Mas, mesmo na correria, as refeições podem sim ser saudáveis, práticas e boas para economizar. E, para inspirar nas receitas, o chef de cozinha Marçal Junqueira traz dicas do que não pode faltar na hora de montar a marmita, além de apresentar duas receitas de petiscos benéficos para a saúde, que podem ser feitos rapidamente.
Confira opções de composição de alimentos para as marmitas:

Opção 1
Salada: alface americana, tomate, cenoura ralada e beterraba ralada. Prato Quente: arroz, feijão, couve refogada e carne cozida.

Opção 2
Prato frio: salada de folhas variadas, tomate, cenoura, grão de bico, milho cozido, croutons e atum.

Opção 3
Legumes Cozidos: cenoura, brócolis, couve-flor e berinjela. Prato quente: macarrão integral e filé de frango grelhado.

Opção 5
Sanduíche: pão integral, queijo cremoso, rosbife, alface, rúcula e funcho picado. Os temperos para todas as receitas são à gosto. A pimenta do reino e o azeite de oliva de boa qualidade, por exemplo, e uma pitada de sal, levantam os sabores dos alimentos.

Opção 4
Arroz de forno: arroz, molho de tomate fresco, frango desfiado, ervilha, cenoura em cubinhos, brócolis, champignon.

Petiscos saudáveis

Da mesma forma, que podemos organizar uma alimentação de forma mais saudável através das marmitas, podemos preparar petiscos deliciosos que saem do convencional.

Opção 1: Crispis da Terra, batata, batata doce, aipim, beterraba e inhame

Procedimento
Cada um destes tubérculos devem ser cortados em formato de crispis bem fininhos, secos com papel toalha e dispostos em formas. Leve ao forno em baixa temperatura e deixe desidratar. Quanto a temperatura em tempo é relativo, pois cada forno tem um comportamento diferente e cada tubérculo tem índices de umidade variável. Importante é que fiquem assadinhos e crocantes.
Salpique um pouco de sal com especiarias e sirva acompanhado de guacamole, sweet-chili, caponata ou molho que preferir. 

Opção 2: Iscas salteadas com chimichurri, frango, rês, suíno ou peixe

Procedimento
Chimichurri é um tempero tipicamente uruguaio e tem a finalidade de temperar carnes. Seu preparo é muito fácil.
- Corte um molho de salsinha e cebolinha, cinco dentes de alho, duas pimentas dedo de moça sem sementes bem cortadinhos. Adicione 50ml de azeite de oliva, 50ml de vinagre de vinho tinto, orégano seco e sal. Misture e deixe descansar na geladeira por 1h para que os sabores se incorporem.
- Corte a carte em iscas retangulares e em uma frigideira bem quente adicione um fio de azeite de oliva e leve a carne de sua preferência para a cocção, salteando para que elas criem uma crostinha caramelizada. Adicione uma pitada de sal.
- Adicione uma colher de sopa do chimichurri na frigideira. Sirva acompanhado de torradinhas e molho de sua preferência.


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