Estrela

Medalha de bronze para dois estrelenses

Prova, que chegou a 14ª edição neste ano, também destinou 26 menções honrosas a estudantes de Estrela, Colinas e Imigrante

30/11/2018 - Estrela

Eduardo Lenhard Hachler, de 12 anos, estudante do Colégio Martin Luther, e Igor Augusto Zwirtes, de 13, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel, foram premiados com medalhas de bronze na 14ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Este ano, pela segunda vez, instituições particulares também puderam participar da prova.

Martin Luther

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da instituição, Mônica Nunes, conta que é a primeira medalha recebida por um aluno na prova. “Ele estuda aqui desde pequeno e adora Matemática, e já vinha se destacando na Olimpíada da Univates. Claro que a escola contribui para isso, mas vem muito do interesse dele e da família.” Mônica explica que outros alunos receberam menções honrosas. “Temos um lema que é ‘aula dada, aula estudada’, e tentar desmistificar a relação com a Matemática.” A professora do aluno, Ana Paula Dick, destaca a participação e comprometimento do estudante nos conteúdos. “O Eduardo é um expoente da Matemática, ele se diferencia porque tem domínio e gosta do conteúdo.” O estudante disse que se preparou para a a Obmep. “Quando fiquei sabendo da premiação, foi uma felicidade muito grande, até porque foi a primeira vez que a escola ganhou”, diz.

Arnaldo José Diel

Igor estuda no 7º Ano e fez a prova de Nível 1 (6º e 7º Ano). De acordo com a professora de Matemática e coordenadora pedagógica da escola, Bárbara Schmitt, o resultado não foi surpreendente diante do empenho do aluno. “Sabemos que ele não chutou e acertou por acaso, ele é dedicado e tem facilidade nas exatas”, conta.

A diretora Ligia Inês Lohmann cita que o colégio já havia recebido menções honrosas, mas nunca medalhas. “Até então não tínhamos tido esse destaque. Mas nossa participação anual na prova e o envolvimento da professora com questões diferenciadas são ações que fazem desenvolver tanto o raciocínio logico quanto outras áreas”, afirma.

Sobre a premiação, Igor disse que se preparou para a prova apenas na escola e ficou contente com o resultado. “Fiquei muito feliz com essa notícia”, contou.

Premiações  divididas 

A olimpíada distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e 40.946 menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberam 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5,7 mil menções honrosas. As cerimônias de premiação ocorrerão durante 2019, em datas a serem definidas.

Menções Honrosas:

Estrela
- Colégio Martin Luther: Raquel Ribeiro Narvaes, Nicolas Deves, Laura Kehl Matiello e Juliana Hauschild Pedrazzani.
- Escola Estadual de Ensino Médio Estrela: Marcela Almeida Cavalheiro, Alann Gabriel Kuhn Gartner, Ana Paula Pruvinelli Lenz e Helena Bohn.
- Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã: Cesar Augusto Ferreira e Milene Ziebell.
- Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Nicolau Müssnich: Poliana Amanda Martins, Luan Filipin Motterle e Alessandra Marina Portz.
- EEEB Vidal de Negreiros: Gustavo Luis Palm.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer: Bruno Henrique Schmidt e João Pedro Scheren.
- Emef Leo Joas: Alexandre Persch e Vinicius dos Santos Freitas.
- Emef Pinheiros: Camila Kahmann Martins.

Colinas
- Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas: Adam Ricardo Bohn.

Imigrante

- Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio: Daniele Vuaden e Mateus Barili.
- Emef Santo Antônio: Nicolas Birkheuer e João Pedro Lorenzini.
- Emef Arco-Íris: Anderson Fischer e Vitória Heloisa Schneider.


Leia Também

Apae relança campanha solidária

14/12/2018

Todos podem auxiliar com a quantia que puderem, por meio de débito em conta

Contribuição transformada em ação

14/12/2018

Valor devido à Receita Federal pode ser destinado a iniciativas e projetos que beneficiem entidades do município


Cartinhas de idosos podem ser adotadas na Vovolândia

14/12/2018

A entrega dos presentes será feita na Festa de Natal, no dia 22

Crianças dos Cemais vão para o Sesi

14/12/2018

Titular da Sedesth, José Itamar Alves, informou que os 119 alunos das duas unidades já têm vaga garantida