Estrela

Meditação como aliada para a saúde mental

Iniciativa do Rotaract Club de Estrela está viabilizando aulas gratuitas

05/04/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Uma iniciativa do Rotaract Club de Estrela está viabilizando aulas gratuitas de meditação em grupo na Casa de Cultura. A prática é ministrada pelo rotaractiano Éber Jessé da Silva, todas as quartas-feiras, das 19h30min às 20h30min. A ideia surgiu há alguns meses, quando o grupo observou que faltava a opção gratuita da meditação, algo que já ocorre em outros municípios. “O Rotaract sempre tenta promover ações de auxílio e desenvolvimento da sociedade”, afirma. 

Silva acrescenta que a meditação entra também na iniciativa de incentivar a sociedade para atividades de paz. A meditação é uma importante ferramenta de reflexão e controle do estresse e, em duas semanas de práticas diárias, é possível notar os benefícios. Além disso, não há idade ou outro pré-requisito para quem tem interesse na atividade. “Cada aula é dividida em várias etapas, por conta disso é possível começar a prática em qualquer semana. O trabalho é feito por meio da meditação Mindfulness, que significa atenção plena e não possui nenhum vínculo religioso, e sim com a ciência, espiritualidade como um todo e autoanálise”, explica o rotaractiano. 

Meditação em grupo

Silva conta que já medita há cerca de oito anos e que iniciou por conta da saúde, já tendo participado de momentos da prática em grupo e de ensinamentos junto à mestres da meditação. “Já tenho esse hábito no dia a dia, mas é a primeira vez que coordeno um grupo”, comenta. A primeira aula foi dia 27. Silva explica que há muitos estudos em torno dos benefícios da prática. “A meditação é uma prevenção para a saúde. Sua ação neurológica é clinicamente comprovada, porque, além de promover o relaxamento e a respiração correta, ela previne e pode ser um coadjuvante no tratamento da depressão, ansiedade e síndrome do pânico”, destaca. As inscrições podem ser feitas com Silva pelo telefone 98914-4608.


Leia Também

Gracie marcará participação na Festa do Colono e Motorista de Estrela

19/07/2019

Evento programa o "Dia do Vovô e da Vovó" e grupos da terceira idade contarão com atrações

Escrita como meio de se encontrar

19/07/2019

Jandiro Koch conta os desafios de escrever livros voltados ao tema gênero


O 25 de julho e a imigração alemã

19/07/2019

Foi instituído solenemente como feriado estadual durante o governo do general Flores da Cunha

Costumes que permanecem

19/07/2019

Alemães mantiveram o próprio idioma e desenvolveram círculos de amizades