País

Mesmo com liminar do TST, petroleiros deflagram paralisação hoje

Petroleiros afirmam que o movimento é uma reação à política de preços dos combustíveis, de crítica à gestão na Petrobras e contra os valores cobrados no gás de cozinha e nos combustíveis

30/05/2018 - País

A Federação Única dos Petroleiros (FUP)  anunciou nesta quarta-feira, dia 30 que, mesmo com a liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que considerou a greve abusiva, a paralisação da categoria foi iniciada e atinge refinarias, terminais e plataformas da Bacia de Campos. O movimento programou atos e manifestações ao longo do dia.

Pelo balanço da FUP, os trabalhadores cruzaram os braços nas refinarias de Manaus (Reman), Abreu e Lima (Pernambuco), Regap (Minas Gerais), Duque de Caxias (Reduc), Paulínia (Replan), Capuava (Recap), Araucária (Repar), Refap (RS), além da Fábrica de Lubrificantes do Ceará (Lubnor), da Araucária Nitrogenados (Fafen-PR) e da unidade de xisto do Paraná (SIX).

A FUP informou que não houve troca dos turnos da 0h nos terminais de Suape (PE) e de Paranaguá (PR). Segundo a federação, na Bacia de Campo os trabalhadores também aderiram à paralisação em diversas plataformas.

Reivindicações

Os petroleiros afirmam que o movimento é uma reação à política de preços dos combustíveis, de crítica à gestão na Petrobras e contra os valores cobrados no gás de cozinha e nos combustíveis.

A paralisação dos petroleiros ocorre três dias depois de o presidente Michel Temer e equipe negociarem um acordo com os caminhoneiros. Por mais de uma semana, os caminhoneiros pararam o país, provocando desabastecimento nos postos de gasolina, supermercados e prejuízos à economia.


Leia Também

EUA: 49 crianças brasileiras estão em abrigos separadas dos pais

20/06/2018

Dados foram repassados pelo governo dos Estados Unidos, mas não há detalhes acerca da idade das crianças nem da cidade em que estão abrigadas

STF absolve Gleisi e Paulo Bernardo de corrupção e lavagem

20/06/2018

Senadora era acusada de receber R$ 1 milhão para sua campanha ao Senado em 2010


Governo debate gestão de verbas repassadas a estados e municípios

19/06/2018

Aplicativo que visa aprimorar o controle social sobre as verbas aplicadas pelo governo federal nos estados e municípios será lançado no Fórum Nacional das Transferências Voluntárias

ProUni oferece 174 mil vagas no ensino superior

19/06/2018

Inscrições iniciam no dia 26 e encerram no dia 29. Mais de 1,4 mil instituições estão disponíveis