Estrela

Moradores investem em cercamento eletrônico

Câmeras de alta definição são utilizadas para garantir segurança da Rua Henrique Uebel, no Bairro das Indústrias, em Estrela

23/08/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Moradores da Rua Henrique Uebel, no Bairro das Indústrias, em Estrela, cansados dos recorrentes assaltos, se uniram e investiram no cercamento eletrônico. O sistema de videomonitoramento controla determinados locais e traz mais segurança aos habitantes.

Ângela Zimmermann mora no local há cinco anos e conta que o interesse pelo sistema surgiu após casos de furtos ocorridos nas residências de vizinhos. “Furtavam objetos como cadeiras, plantas e isso me deixava bastante insegura. Em junho, entraram na casa de dois vizinhos e levaram vários objetos. Com isso, fiquei mais insegura ainda, porque o Bairro das Indústrias tem um índice bastante significativo de crimes”, comenta.

Ela salienta que muitas vezes a população deixa com a polícia o dever de coibir ou combater a criminalidade, mas não faz a sua parte. “Podemos, pelo menos, tentar complicar a ação criminosa. Por isso, imprimi alguns convites e fui entregando aos vizinhos da quadra, para que viessem conversar na minha casa sobre a violência do bairro. Vieram todos”, conta.

Um fato ruim que gerou situações positivas e prazerosas. “As reuniões uniram os vizinhos e estabelecemos um vínculo. Hoje a nossa vida é tão individual que perdemos atitudes preciosas: conhecer, conversar e visitar”, comenta.

Sistema em operação

Da reunião, surgiu a ideia de instalar um sistema de câmeras, o que traria vantagens, pois um maior número de pessoas poderiam acompanhar as imagens em tempo real. “Isso nos permite ver se tem um carro ou uma pessoa estranha na rua.”

O sistema está em operação há uma semana, mas a moradora já vê resultados. “As pessoas estão mais tranquilas, seguras e serenas. Tinha gente que tinha dificuldade para dormir pois se sentia vulnerável”, comenta Ângela.

Imagens em alta definição

Sócio proprietário da Jeltech, empresa responsável pelo cercamento, Lucas Miguel Diehl destaca que são utilizadas câmeras de videomonitoramento de alta definição com iluminação noturna própria, gravadores de vídeo e softwares de detecção de movimento e face. Ele destaca que a modalidade traz economia aos moradores, pois o custo é dividido entre os interessados. “O cercamento também tem maior abrangência de monitoramento, pois possibilita visualizar toda a rua e a parte externa das residências”, completa. Além disso, todos os usuários têm o controle das imagens na palma da mão. “Eles acessam as imagens em tempo real. As gravações também ficam registradas em um gerenciador e podem ser acessadas tanto pelo celular, quanto pelo computador ou tablet”, destaca.

Contato

A Jeltech foi fundada em 2013 com o objetivo de transformar residências, comércio e indústrias em locais seguros, confortáveis e modernos. Para isso, conta com uma equipe qualificada, realizando projetos acessíveis e que atendam a todos os tipos de sonhos. A empresa se localiza na Avenida Rio Branco, 1394, em Estrela, em frente à rodoviária. O contato é (51) 99752-3714 com WhatsApp.

Acesse www.jeltech.com.br para mais informações.


Leia Também

Feira do Peixe de Estrela: segunda edição no sábado

23/01/2020

Com preço das carnes em alta, procura por opções como o peixe cresce e pedidos pela feira de Estrela também

Departamento pinta vagas de estacionamento e cordões de calçadas

23/01/2020

O trabalho dá continuidade as melhorias que iniciaram em novembro, então com a pintura da sinalização viária


Família pede explicações após morte de bebê no Hospital Estrela

22/01/2020

Isac Natalício da Silva havia sido levado para atendimento no domingo e foi liberado, vindo à óbito na segunda-feira

Smel convoca líderes para reunião do Intercomunitários 2020

21/01/2020

Encontro pretende formatar a 22ª edição da histórica competição esportiva entre comunidades estrelenses