Variedades

Municípios começam a preparar programação do Natal Regional

04/07/2018 - Variedades

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

Atendendo convite do Gabinete da Primeira-Dama de Estrela, Carine Schwingel, os representantes de quatro municípios do Vale do Taquari e da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) se reuniram no Salão Nobre da prefeitura para discutir os detalhes iniciais da programação do Natal Regional. Será a 2ª edição da Jornada dos Três Reis, que envolverá novamente Bom Retiro do Sul, Imigrante, Colinas e Estrela. 

Diferentemente do que aconteceu no ano passado, toda programação deve ser realizada em um único dia. Serão oferecidas duas datas - 5 e 8 de dezembro - para atender a públicos diferentes e facilitar a comercialização do passaporte turístico natalino.
A encenação bíblica que reúne importantes momentos envolvendo os três reis magos ocorrerá por partes, nas diferentes cidades, até seu encontro com José e Maria, culminando com o nascimento do menino Jesus. Além da parte religiosa, os visitantes terão a oportunidade de explorar os pontos turísticos e gastronomia dos municípios, que ficarão responsáveis pela recepção e organização da atração local. 

Em Bom retiro do Sul, por exemplo, farão visita à barragem eclusa; em Imigrante, a parte religiosa acontecerá no Convento São Boaventura. Em Colinas haverá visita à praça e também ao Centro Cultural Morgenstern. O roteiro se encerra em Estrela, tendo a iluminação natalina como a grande atração. O trajeto será realizado em ônibus turístico, mas estuda-se a ideia de que parte seja feita de barco. 

Turismo

O objetivo desta ação conjunta é fomentar o turismo na região, valorizando as belezas locais e as potencialidades de cada município, como explica a primeira-dama de Estrela, Carine Schwingel. “Turismo não é uma cidade isolada que faz. Quanto mais pessoas se agregarem, mais retorno teremos”, diz.  Segundo ela, a primeira edição foi importante para perceber o que poderia ser melhorado, até pelo fato de serem cidades que não têm uma tradição turística. “Nosso foco é atrair visitantes do Vale do Taquari e nossa preocupação é com o turismo receptivo. Queremos receber bem os visitantes, que muitas vezes não conhecem sua própria região”, relata Carine. 

A próxima reunião ficou agendada para o dia 20 deste mês. Cada município se comprometeu a trazer a atração local que vai apresentar aos turistas. Até o final de julho a programação deve estar fechada e definida a agência que vai comercializar os passaportes de visitação. O encontro do dia 29 contou com presença da primeira-dama de Estrela, Carine Schwingel, assessora do gabinete, Lucila Almeida; secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Marcelo Braun; presidente da Amturvales, Rafael Fontana, e integrante da diretoria da entidade, Fabiano Diehl; coordenadora de Turismo de Bom Retiro do Sul, Nádia Lopes; secretária da Administração e Planejamento de Bom Retiro do Sul, Neuza Fell, e secretária de Educação de Colinas, Aline Horst. 

Leia Também

Inclusão pelo Mundo Colorido é exposição no Centro de Cultura

01/08/2018

Mostra reúne, em Estrela, a paixão do jovem artista Marcos Felipe Schäfer por animais, veículos e mosaicos

Fantoches incrementam atividades lúdicas em Colinas

01/08/2018

Ao todo, 13 personagens dos contos e fábulas incrementam os momentos lúdicos


Encontro mantém viva a tradição do canto coral em Estrela

01/08/2018

Promovido pela Liga de Corais, evento reuniu 20 grupos no Distrito de Glória 

Associação de Arroio do Meio recebe alimentos do Dia Mundial do Rock

31/07/2018

Evento tradicional em Imigrante, foi realizado nos dias 14 e 15 de julho