Imigrante

Nas feiras, escolas, entidades e residências

Família de Imigrante produz morangos sem agrotóxicos há quatro anos

23/11/2018 - Imigrante

Cultivar morangos sem agrotóxicos é um desafio para muitos produtores, já que a planta tem baixa resistência a pragas e doenças. Mas a família Schaeffer, de Imigrante, vem provando há quatro anos que é possível produzir. Com alguns cuidados, a fruta fica com melhor qualidade e sabor, diferente das cultivadas com veneno.

Na propriedade, que fica na Estrada Imigrante, a caminho do Bairro Daltro Filho, são sete estufas, que possuem cerca de 12 mil mudas saudáveis. Marta e o esposo Roberto cuidam da produção. Além deles, a filha mais nova, Cibelle, de 13 anos, também ajuda na colheita e na recepção e venda para os clientes. Mas foi por conta de Vanessa, a filha mais velha, que a família resolveu iniciar o cultivo. “Ela queria ficar em casa trabalhando e, conversando com a técnica da Emater que deu a ideia dos morangos, resolvemos financiar as estufas e começar” relembra Marta.

Devido à falta de produção nos meses de maio, junho e julho, a filha resolveu sair de casa para trabalhar, mas continua auxiliando a família quando pode. “No fim da tarde, quando ela chega do serviço ou nos fins de semana, consegue nos ajudar”, explica Marta.

Além de receber os consumidores na propriedade diariamente, a família participa da Feira Municipal do Produtor, onde também vende chimia de morango e bolachas de manteiga, do Programa de Alimentação Escolar Municipal e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Lajeado. “Ali temos alguns pedidos fixos, mas a maioria nos conhece porque passa por aqui e vê a placa na estrada”, comenta Marta.

Produzindo morangos saudáveis

As mudas dos morangos são colocadas em furos feitos em um saco, que possui dentro casca de arroz carbonizada e um sistema de irrigação. “Misturamos o adubo na água. Diariamente, são cerca de 7 mil litros utilizados, mas reutilizamos a da chuva e só quando falta usamos a nossa”, conta Marta.

De acordo com Roberto, são cerca de cem quilos de morango colhidos semanalmente. Mas, como a família pretende investir em mais uma estufa, o número de mudas plantadas deve subir para 20 mil e aumentar a produção. “Nos perguntam se a gente não pretende ir vender para outras cidades, mas não é necessário sair de Imigrante”, conta.

A colheita ocorre geralmente pela manhã, quando os morangos estão frescos. “À tarde, as frutas estão quentes e, se são colocadas logo na embalagem e fechadas, elas suam”, explica Roberto.

Para afastar as moscas e pragas são colocadas diversas garrafas com melado ou fermento de pão com açúcar dentro das estufas. Ao redor das estruturas, as caixas de abelha estão presentes, assim como flores plantadas junto aos morangos, para atrair os insetos que polinizam as plantas. “Mesmo assim perdemos muitos morangos e não posso nem jogar os doentes no mato, para não atrair moscas. Dou para as galinhas ou porcos”, explica Marta.

A qualidade dos morangos, segundo Marta, garante que os clientes voltem. “É sem agrotóxico, fica mais macio e saboroso”, comenta. Em uma oportunidade, a família chegou a colher um morango pesando 97 gramas. Além dos morangos in natura, a família também vende a fruta congelada.

Emater acompanha produção

A técnica em Agropecuária da Emater/RS-Ascar de Imigrante, Cristiane Dexheimer, acompanha a produção da família desde o planejamento até a implantação, e fala sobre os benefícios do morango sem agrotóxicos. “Ele possibilita uma alimentação mais saudável, natural e o organismo consegue absorver melhor os nutrientes disponíveis, sem acumular veneno no corpo.” 


Leia Também

Chance para ser premiado no Natal

14/12/2018

Campanha da Câmara de Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços (CIC) vai entregar R$ 20 mil em vale-compras

Calendário de Imigrante 2019 começará a ser entregue

07/12/2018

Mais de 140 eventos estão previstos para o próximo ano na Terra dos Imigrantes


Lançado concurso Noite de Luz

30/11/2018

Inscrições estão abertas e moradores já decoram as residências e o comércio para concorrer

Nas feiras, escolas, entidades e residências

23/11/2018

Família de Imigrante produz morangos sem agrotóxicos há quatro anos