Estrela

Novembro Azul realiza atividades em Estrela

Ação no calçadão e palestra marcaram campanha de conscientização e prevenção. No fim do mês, Caminhada Pela Vida fecha programação no município

14/11/2017 - Estrela

Campanha realizada no mês de novembro e dirigida especialmente aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Novembro Azul teve a realização de duas ações nos últimos dias.  

No sábado (11) pela manhã, assim como já ocorreu no Outubro Rosa, um mutirão foi realizado no Calçadão de Estrela. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Estrela e voluntários da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela realizaram ações onde sanaram dúvidas de pessoas que passavam pelo local e tinham interesse no tema. Também foi realizada a distribuição de material educativo. Quem parou no local pode também verificar a pressão arterial, tirar as medidas antropométricas e obter o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Também foram fornecidas orientações sobre hábitos saudáveis como atividades físicas, alimentação correta e consumo de água como medidas para prevenir o câncer.

Já no início da tarde desta segunda-feira (13) foi realizada palestra educativa, com entrada franca, sobre o tema no Anfiteatro da Unimed (Centro Clínico de Estrela). Em ação que teve apoio do Centro Regional de Oncologia (Cron) e da Liga, o médico oncologista Hugo Eduardo Schünemann abordou  questões que envolvem tabus, prevenção e o tratamento dos mais variados tipos de câncer que acometem os homens. Destacou os avanços na área, mas a necessidade de atenção e dedicação ainda por parte pessoas e pacientes. Profissionais da área da saúde, mulheres e jovens marcaram presença, assim como pessoas que já foram acometidas por doenças.

Para fechar a programação no município das edições 2017 do Outubro Rosa e do Novembro Azul, no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, será realizada a Caminhada pela Vida. A largada será no Parque Princesa do Vale, às 20h, com participação franca. Este ano o evento conta com realização do Instituto do Câncer Infantil e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Informações pelo telefone 3981-1067.

 


Leia Também

Dia do Colono e do Motorista de Estrela segue com ingressos à venda

20/07/2018

Desfile, teatro interativo, almoço e baile serão algumas das atrações da festa agendada para dia 25

Sedesth oferece orientação jurídica a cidadãos em situação de vulnerabilidade social

20/07/2018

Serviço garante escuta, orientação, informação e encaminhamentos necessários


Pesquisa da La Salle revela a importância da mulher no meio rural de Estrela

20/07/2018

. Segundo a coordenadora Rosemari Kreimeier, a ideia foi conhecer o perfil de mulheres que trabalham no campo

Vereadores discutem necessidade de troca de postes de energia em Estrela

20/07/2018

Baixa potência no meio rural também foi uma das demandas encaminhadas a RGE Energia