Estrela

Novos casos de furtos em cemitérios causam indignação

Letreiros, estátuas e placas, entre outros objetos, foram levados de cemitérios da cidade e do interior de Estrela

11/01/2019 - Estrela

Na manhã de sábado, dia 5, Márcia Andréia de Castro Beppler foi até o túmulo da irmã no Cemitério Católico no Bairro Alto da Bronze. Ao chegar no local, foi surpreendida pela falta da moldura da foto e das letras. “Levei um susto ao ver a depredação que fizeram. Olhando ao redor, vi vários da mesma forma. Esses locais têm valor para cada família, tem sentimentos, histórias. Agora vamos buscar uma alternativa que não interesse a quem tem esse tipo de atitude”, disse, sensibilizada com a situação.

Os furtos ocorreram em pelo menos 30 túmulos. A estimativa é do zelador do cemitério, Adão Eli Marques. “O crime ocorreu na quinta-feira, dia 27. Levaram crucifixos, placas de bronze, as mesmas coisas que sempre levam”, disse.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Neimar Schuster, destaca que o crime é uma maldade que se repete em outros municípios. “É uma onda de assaltos que acontece de forma similar na região. Como nossos cemitérios são praticamente praças públicas ficamos escandalizados com a ruindade destes meliantes, que ferem o que é sagrado para nossa gente”, afirma.

Polícia investiga

A Polícia Civil de Estrela investiga os crimes ocorridos. De acordo com o delegado José Romaci Reis, os furtos provavelmente estão sendo cometidos por indivíduos de outras regiões. “Estamos averiguando pessoas e empresas que trabalham com lápides, pois o destino mais comum desses objetos é serem adquiridos por esse pessoal. Contudo, também não podemos descartar aqueles que furtam esses materiais para derreter e fazer bijuterias”, comenta.

Novo Paraíso

Também entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o Cemitério Católico São Vito, no Distrito de Novo Paraíso, foi alvo de criminosos. Aproximadamente 30 adornos, estátuas, placas e letreiros de túmulos foram furtados e não há suspeitos do ocorrido. 


Leia Também

Beneficiários do Bolsa Família de Estrela têm primeiros encontros

16/01/2019

Atividade inédita promovida pela Sedesth de Estrela busca passar orientações diversas vinculadas ao programa

Programa Colônia de Férias segue com inscrições abertas

15/01/2019

Temporada de jogos, brincadeiras e outras atividades de lazer ocorrerá de 21 de janeiro a 1º de fevereiro. Vagas limitadas


Falta de água e consertos preocupam

11/01/2019

Moradores relatam descaso da Corsan com o frequente desabastecimento e com obras de reparos em via pública

Projeto Verão: ainda dá tempo!

11/01/2019

Profissionais da saúde falam dos benefícios da prática de atividades físicas aliadas à alimentação saudável