Estado

Operação Décima combate o roubo de veículos e prende nove pessoas

Foram cumpridos 17 ordens judiciais, 10 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisões temporárias em Porto Alegre, Esteio, Alvorada e Viamão

20/03/2018 - Estado

A Polícia Civil,  por meio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 20, a Operação Décima, com o objetivo de prender assaltantes de carros da Região Metropolitana.

Foram cumpridos 17 ordens judiciais, 10 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisões temporárias em Porto Alegre, Esteio, Alvorada e Viamão. Na ação, três armas de fogo foram apreendidas, um veículo roubado foi recuperado e diversos objetos sem procedência também foram apreendidos.

Segundo os delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns, a denominação Décima se deve à quantidade de operações policiais realizadas pela DRV em 24 meses ininterruptos de atuação. Dos 443 presos no período, 134 foram detidos em operações policiais.

Nesta terça-feira, foram efetivadas seis prisões temporárias e três prisões em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, em Porto Alegre e Eldorado do Sul. Foram investigados os roubos de veículos, ocorridos principalmente nas Zonas Leste e Norte da capital nos últimos meses, em que os autores foram reconhecidos pela vítimas. "Ao todo, foram descobertas 24 subtrações praticadas com violência em Porto Alegre, Canoas e Viamão. Todos com vinculação com crimes patrimoniais violentos e tráfico de drogas", afirmaram os delegados.

Para os delegados responsáveis pela investigação, é fundamental a prisão de autores diretos dos roubos, especialmente daqueles crimes executados com uso de armas de fogo, que potencialmente podem resultar em morte. Nesses casos, após o reconhecimento das vítimas, há a conversão das prisões temporárias em preventivas.


Leia Também

Pente-fino do INSS pega segurados de surpresa

08/11/2018

Nem todos os beneficiários são comunicados pelo INSS; Em pouco mais de dois anos, oito de cada dez auxílios-doença analisados foram suspensos

Calor e chuva permanecem no estado na próxima semana

28/09/2018

Entre a terça (2) e quinta-feira (4), o calor e a umidade predominarão, com pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões


Médicos receberão mais por consultas pelo IPE a partir de 1º de outubro

13/09/2018

Essa medida representa R$ 35 milhões a mais por ano pelo pagamento das consultas

Mais de 4,2 mil animais estão inscritos para Expointer 2018

01/08/2018

O número supera o total de animais inscritos no ano passado em 32%