Estado

Operação Décima combate o roubo de veículos e prende nove pessoas

Foram cumpridos 17 ordens judiciais, 10 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisões temporárias em Porto Alegre, Esteio, Alvorada e Viamão

20/03/2018 - Estado

A Polícia Civil,  por meio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 20, a Operação Décima, com o objetivo de prender assaltantes de carros da Região Metropolitana.

Foram cumpridos 17 ordens judiciais, 10 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisões temporárias em Porto Alegre, Esteio, Alvorada e Viamão. Na ação, três armas de fogo foram apreendidas, um veículo roubado foi recuperado e diversos objetos sem procedência também foram apreendidos.

Segundo os delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns, a denominação Décima se deve à quantidade de operações policiais realizadas pela DRV em 24 meses ininterruptos de atuação. Dos 443 presos no período, 134 foram detidos em operações policiais.

Nesta terça-feira, foram efetivadas seis prisões temporárias e três prisões em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, em Porto Alegre e Eldorado do Sul. Foram investigados os roubos de veículos, ocorridos principalmente nas Zonas Leste e Norte da capital nos últimos meses, em que os autores foram reconhecidos pela vítimas. "Ao todo, foram descobertas 24 subtrações praticadas com violência em Porto Alegre, Canoas e Viamão. Todos com vinculação com crimes patrimoniais violentos e tráfico de drogas", afirmaram os delegados.

Para os delegados responsáveis pela investigação, é fundamental a prisão de autores diretos dos roubos, especialmente daqueles crimes executados com uso de armas de fogo, que potencialmente podem resultar em morte. Nesses casos, após o reconhecimento das vítimas, há a conversão das prisões temporárias em preventivas.


Leia Também

Estado divulga regras da 41ª Expointer; veja como acessar

16/07/2018

Feira ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Inscrições para agroindústrias na Expointer terminam na sexta-feira

10/07/2018

Feira ocorreu em agosto, em Esteio; Os empreendedores familiares devem procurar as entidades parceiras Emater, Fetag, Fetraf e Via Campesina para efetuar o registro


Estado já pode incluir devedores de IPVA na dívida ativa

05/07/2018

A Secretaria Estadual da Fazenda está autorizada a negativar o nome de proprietários de veículos, em atraso desde o último dia 29 de junho

Inscrições para agroidústrias, para Expointer 2018 estão prestes a encerrar

04/07/2018

Confira a lista de documentos necessária para participar da feira que ocorre em agosto