Estrela

Os desafios em pensar no futuro da casa de saúde

Instituição que completou 90 anos de atividades no domingo, dia 14, quer ser consolidar como referência em saúde no Vale do Taquari

18/04/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Faltando uma década para comemorar o centenário, a administração do Hospital Estrela já volta os olhares para o futuro. No ano em que completa os 90, a instituição foi assumida pelas Irmãs da Divina Providência, rede responsável por outros quatro hospitais, dois no Vale do Taquari e dois em Porto Alegre.

Mesmo com a nova administração, o diretor de Operações de Saúde da Rede, José Clóvis Soares, destaca que o intuito é dar continuidade ao trabalho realizado pelas Irmãs Franciscanas, que ficaram à frente do hospital durante vários anos e conseguiram, neste período, diversas conquistas, como a Acreditação Hospitalar. “O desafio é continuar com o bom trabalho realizado pelas Irmãs, mas agregando a ele o modelo de gestão das Irmãs da Divina Providência”, destaca o diretor.

Trabalho de várias mãos

Com ênfase na gestão com espiritualidade, no trabalho em rede com os outros hospitais, a administração destaca que atua com inspiração no fundador da Congregação das Irmãs, Padre Eduardo Michelis: “O trabalho conjunto gera uma força indestrutível”. “Acreditamos que o trabalho compartilhado na Rede de Saúde, envolvendo as operações de saúde, as compras e os serviços, pode fazer frente às demandas crescentes”, explica o diretor.

Além disso, diante de diversas ações, o objetivo é buscar destaque na saúde da região. “Queremos consolidar o Hospital Estrela como referência em saúde no Vale do Taquari, pela segurança do paciente, e pela qualidade e humanização no atendimento”, salienta o diretor.  

Ações de melhorias para a instituição

Como principais investimentos futuros para o hospital, o diretor de Operações de Saúde cita algumas ações:
- Concluir as reformas do Pronto Socorro, reestruturando os fluxos assistenciais, abrangendo um Ambulatório de Especialidades;
- Conclusão das reformas do Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização (CME), com ampliação de áreas;
- Conclusão da reforma da Farmácia e do setor de Nutrição;
- Investir na qualificação de recursos humanos e melhoria na estrutura de Hotelaria.

Com desejos de sucesso e muita saúde...

Durante os 90 anos do Hospital Estrela, vários profissionais passaram e ainda permanecem na instituição, cada um colaborando de diversas maneiras. Mesmo sem ligação direta, algumas também auxiliaram para que a casa de saúde evoluísse, ampliasse e se desenvolvesse.
O jornal Nova Geração convidou algumas dessas personalidades para destacar a importância da instituição e de comemorar os 90 anos do hospital.

Confira algumas opiniões:

“Há 46 anos com ajuda da madre Edviges construímos o prédio novo, organizamos o Corpo Clínico, buscamos médicos especialistas, cobrindo as principais especialidades. Com ajuda incansável das Irmãs Franciscanas nos tornamos referência na região e locais distantes. De importância vital para a rede pública, o Hospital Estrela caminha ao centenário, demonstra superação, na medida do possível excelência no atendimento, nos serviços prestados e equipe médica, sendo significativa referência para a saúde no Vale.” - Médico do Corpo Clínico do Hospital Estrela, Protógenes da Cunha Nunes.

“Trabalhei no hospital de 1994 a 2004, período em que pude acompanhar um grande avanço físico, humano e tecnológico nesta instituição que sempre buscou atender da melhor forma possível a nossa comunidade. Parabéns Hospital Estrela pelos 90 anos de histórias!”
- Vereadora e enfermeira na Secretaria da Saúde de Estrela, Débora Martins.

“Saúde é um direito básico e essencial da população, e quando pensamos em Estrela e região é inevitável não associarmos e termos o Hospital Estrela como sinônimo de saúde e bem-estar” – Prefeito em exercício, Valmor Griebeler 

“O hospital de Estrela com sua competência, dedicação e zelo no tratamento médico tornou-se uma grande referência para a nossa região”
– Coordenador interino da 16º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Sérgio Schmidt.

“O Hospital Estrela completa 90 anos de serviços à comunidade com ética, dedicação e confiabilidade. Parabéns e desejos de muitos anos de sucesso ao nosso querido hospital.” – Médico do Corpo Clínico do Hospital
Estrela, Eduardo Rosa Otharan.

“É um grande prazer e orgulho fazer parte deste hospital que será cada vez maior e melhor. Parabéns ao querido Hospital Estrela!” – Médico do Corpo Clínico do Hospital Estrela, Ademir Pivatto 

Irmãs Franciscanas recebem homenagem

Na segunda-feira, dia 15, Dom Carlos Rômulo, bispo da Diocese de Montenegro, participou da celebração de 90 anos do Hospital Estrela. Na ocasião, houve uma cerimônia de inauguração do memorial em homenagem às Irmãs Franciscanas (foto), que administraram a instituição de Saúde.

Com a presença de representantes das Irmãs Franciscanas, da Rede de Saúde Divina Providência e autoridades do município e da região, o evento ocorreu no jardim em frente da casa de saúde. A Irmã Teresia Steffen, que administrou a instituição, participou da solenidade.
Atualmente, o Hospital Estrela é administrado pelas Irmãs da Rede Divina Providência. A bênção do memorial foi realizada pelo bispo e pelo padre Neimar Shuster. Em seguida, foi realizada uma missa na Capela São José, localizada ao lado do prédio da casa de saúde.


Leia Também

Jogos Germânicos de Estrela irão ocorrer sem a participação de animais

17/05/2019

Provas já estão sendo reformuladas pela equipe da SMEL

Homenagem aos municípios emancipados

17/05/2019

Especial 143 anos


Cartório realiza atendimentos externos

17/05/2019

Prazo para recadastramento biométrico termina em agosto

INSS: perícia agora somente em Lajeado

17/05/2019

Agência nega possível fechamento da unidade de Estrela, mas serviço foi transferido para o município vizinho