Imigrante

Pacote Agrícola beneficia produtores

Descontos em produtos, como insumos e sementes, diminuem gastos nas propriedades

13/09/2019 - Imigrante

O Pacote Agrícola é uma das formas mais antigas de auxílio disponível ao produtor rural de Imigrante. Com o passar do tempo ele foi mudando, se atualizando, sempre obedecendo a critérios estipulados em lei, a fim de auxiliar o agricultor da melhor maneira possível.

Atualmente, está dividido em duas etapas, inverno e verão. Para ter direito, é preciso preencher diversos requisitos legais, como não possuir pendências com o município, ter apresentado e possuir movimento no Bloco de Produtor, entre outros. “É a movimentação (do exercício do ano anterior) extraída do bloco que vai definir o auxílio. Quanto maior a movimentação, maior o benefício. A quantia, que neste ano variou de R$ 100 até R$ 1,4 mil, pode ser utilizada para aquisição de sementes de pastagens de inverno, milho, soja, fertilizantes químicos, lona para silagem, óleo diesel, entre outros”, destaca o técnico da Secretaria da Agricultura de Imigrante, Marco Luciano Wahlbrinck.

Troca-troca

O Programa Troca-Troca de sementes é outra forma de auxílio. O programa consiste em um convênio firmado entre o município e o Estado para viabilizar a aquisição de sementes de milho por parte dos produtores rurais. “É um programa destinado a pequenos produtores, que possui a característica de poder pagar esta semente somente após a safra (no ano seguinte). O preço também é consideravelmente menor ao do mercado, uma vez que existe subsídio tanto do Estado quanto do município”, explica Wahlbrinck.

Produtores destacam subsídios

Darcy Tiemann possui 18 vacas na propriedade de Arroio da Seca Baixa. Ele destaca que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor leiteiro, permanece na área e salienta a importância do valor recebido no Pacote Agrícola para comprar fertilizantes e lona para silagem, além de utilizar o troca-troca para adquirir sementes de milho a um preço inferior. “A prefeitura oferece esse subsídio e ajuda. Além do preço bem menor dos produtos, ainda tem carência para pagamento”, comenta.

O agricultor Elton Wahlbrinck, de Linha Castro Alves, possui mais de 70 mil frangos e trabalha na propriedade com dois filhos. Ele usa o valor que recebe para adquirir uma semente de milho diferenciada, de maior potencial produtivo. “É uma boa que o governo auxilie. A diferença no preço da semente é alta, muito mais barata e as sementes são melhoradas”, destaca.


Leia Também

Monumento será inaugurado neste sábado

18/10/2019

Ato ocorre às 18h, em frente à Igreja Martin Luther, na comunidade Seca Baixa

Cuidado com a saúde bucal

11/10/2019

Município desenvolve ações e trabalha de forma multidisciplinar para atender pacientes


Cão Valente se recupera de ferimentos

07/10/2019

Animal foi resgatado em Imigrante e associação pede ajuda para custear tratamento

Osmar e Cleri Thomé são os novos rei e rainha da terceira idade de Imigrante

04/10/2019

Mais de 600 pessoas participaram da Festa do Idoso