Variedades

Palestra marca 70 anos de fundação da Rádio do Vale

05/07/2018 - Variedades

Créditos da matéria: Redação NG

Ao comemorar 70 anos de história, a Rádio do Vale AM 820 (antiga Rádio Alto Taquari), em parceria com o Jornal Nova Geração, promove evento que conta a história da colonização alemã em Estrela. A palestra com o historiador Felipe Kuhn Braun ocorre na quinta-feira, dia 12, às 20h, na Câmara de Vereadores de Estrela.


Os convites antecipados estarão disponíveis na sede da rádio e também no jornal. Para adquirir, é necessário doar um quilo de alimento não-perecível.

 

Programação atual

Das 6h até as 13h, o foco é o jornalismo. Mas das 11h30min às 12h tem um intervalo nas notícias para apresentação do programa humorístico Sobremesa do Vale. Das 13h em diante, é focado no entretenimento, inclusive nos finais de semana. Quanto à equipe, o gerente Renato Worm destaca que permanecem funcionários do período da Alto Taquari: Lauro Schmidt, Fernando Joriz e Luiz Fernando Wagner, que está na Independente. Somando-se vieram Gilson Lussani e Júlio César Lenhard na equipe de jornalismo e outros que apresentam e participam dos demais programas. 

 

Sobremesa do Vale
“Tinha um espaço e pensamos em fazer alguma coisa diferente, baseado em um programa da Independente de grande sucesso, A Barbearia do Hans, que tinha saído do ar devido aos problemas de saúde do apresentador”, conta Worm. Ele convidou Jean Hinterholz que fazia personagens para integrar o novo programa que se iniciava às 13h. “Percebemos que o horário das 11h30min às 12h estava ligado à Barbearia do Hans. Transferimos então o Sobremesa do Vale.” Foi mantido o nome Sobremesa mesmo sendo antes do meio dia, pois estava consolidado.

 

O Futuro da Rádio do Vale
O futuro, conforme Worm, é seguir o modelo Independente AM e FM, não migrando totalmente para FM. Outro objetivo é aprimorar a programação, com os pés no chão, pois, segundo o comunicador Lauro Müller (antigo dirigente do Grupo, falecido) recomendava de não criar programação com curta duração. “Se iniciar novo programa, é para permanecer, com objetivo de criar raiz.”

 

70 anos no ar

Em 10 de julho de 1948, inaugurava-se a pioneira emissora no Vale do Taquari: a Rádio Alto Taquari de Estrela.
O projeto foi idealizado por Arnaldo Ballvé, com o empreendedor Adão Henrique Fett.


Os estúdios funcionavam inicialmente nos altos do prédio da Importadora Alto Taquari de propriedade de Fett, transferindo-se na década de 1960 para o Abrigo Municipal, localizado na Praça Menna Barreto e que hoje não existe mais. Em 1974, a rádio passou a operar no segundo andar do Edifício Princesa, na Rua Fernando Abott, no Centro do município. Em 2012, com a mudança de nome para Rádio do Vale, transferiu-se para a Avenida Rio Branco, próximo da rodoviária.


O parque dos transmissores funcionou inicialmente no morro do Colégio Martin Luther. Em 1972 a emissora adquiriu uma área na Chacrinha, em Arroio do Ouro, onde foi instalada a antena. Um prédio no local abrigava os transmissores.
A Alto Taquari teve, ao longo de sua história, três prefixos ZYN 9, ZYH 81 e ZYK 241. A potência da emisora também teve uma evolução constante: 100 watts, 250 watts, 1.000 watts e 5.000 watts.


Alguns nomes fizeram e fazem parte da história dessa emissora: Paulo Amaro Salgado, que, na condição de diretor do Grupo Emissoras Reunidas, teve importante participação no momento de decidir por Estrela para a instalação da rádio, da qual veio a ser o primeiro gerente.
Os primeiros locutores esportivos foram Afonso Reis e Oscar Chaves Garcia – pai do jornalista da Rede Globo, Alexandre Garcia. Foi Oscar que recuperou as tradições germânicas dos bailes de kerb na região, das gildas e dos gols espichados.


Ataíde Ferreira, locutor e cantor, apresentou, em parceria com Antonio Carlos Porto, o primeiro programa de auditório, que se chamava Bazar de Novidades, que ia ao ar após às missas de domingo, lotando as dependências da rádio. O programa lançou muitos artistas locais, e Ataíde ocupou, depois, por longo período, o cargo de gerente da emissora.


Antônio Carlos Porto fez sucesso na Alto Taquari, transferindo-se depois para Porto Alegre. Adolfo Ziebell, gerente e músico, deu início às danças tradicionais do Festival do Chucrute, na década de 1960. Da equipe do rádio-teatro participaram Eunice Lopes, Miss Estrela; Neli Lenhardt e Beatriz Porto, irmã de Antônio Carlos Porto. Grandes locutores abrilhantaram o quadro: Petrônio Cabral, Sérgio Zambiasi, João Carlos Terlera, Walmor Bergesch, Érico Sauer, Odone Neves, Renato Paz, Adauto Azevedo e Gerson Teixeira. Passaram também Oswaldo Carlos van Leeuwen, hoje proprietário do Jornal O Informativo e o jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo.


Muitos gerentes destacaram-se como Waldir Sudbrack, Vilmar Borges de Quevedo, Luiz Alberto Vargas, Silva Filho, Luiz Carlos Freitag e Lauro Schmitt, além de outros profissionais. Desde 2012 o cargo é ocupado pelo radialista Renato Worm (hoje a AM 820 é denominada Rádio do Vale). Alice Dannebrock foi a primeira mulher a ocupar o cargo na emissora.


Preservando as tradições dos colonizadores, a rádio sempre se destacou por promover, além da programação de alto nível, eventos sociais, esportivos e culturais, valorizando os artistas e promovendo a integração da comunidade. Programas de auditório, shows, exposição, e feiras no aniversário de Estrela, além de concursos de beleza, como a Rainha das Praias do Taquari e o Baile das Debutantes, mais tarde assumido pela Soges, são exemplos de alguns eventos promovidos. O apoio às promoções de outras entidades, bailes especiais, noite de cultura, comemorações cívicas e exposições comprovavam a integração, a harmonia e a sintonia com a comunidade.


Leia Também

Inclusão pelo Mundo Colorido é exposição no Centro de Cultura

01/08/2018

Mostra reúne, em Estrela, a paixão do jovem artista Marcos Felipe Schäfer por animais, veículos e mosaicos

Fantoches incrementam atividades lúdicas em Colinas

01/08/2018

Ao todo, 13 personagens dos contos e fábulas incrementam os momentos lúdicos


Encontro mantém viva a tradição do canto coral em Estrela

01/08/2018

Promovido pela Liga de Corais, evento reuniu 20 grupos no Distrito de Glória 

Associação de Arroio do Meio recebe alimentos do Dia Mundial do Rock

31/07/2018

Evento tradicional em Imigrante, foi realizado nos dias 14 e 15 de julho