Variedades

Para aumentar a vida do pneu

Você sabia que a maneira que você dirige afeta diretamente no desgaste?

31/10/2018 - Variedades

Fazer revisões periódicas, balanceamento, geometria e calibragem, são ações que podem prolongar a qualidade dos pneus, além de oferecer mais segurança aos motoristas. Mas, além disso, a forma como o motorista dirige, também pode influenciar diretamente na vida útil das rodas.
“A maneira de direção afeta diretamente no desgaste, pois no exagero de frenagem e aceleração, quem sofre o primeiro impacto contrário é o pneu”, explica o proprietário da Estrela Pneus, Gerson Strehl. Ele, que atua há anos na área, afirma que os motoristas devem ficar atentos aos sinais dados pelos veículos. “Quando o volante trepidar, é porque precisa de balanceamento, e quando puxar para algum lado ou se perceber algum desgaste, é geometria”, comenta.

Balanceamento e geometria

No balanceamento, é feita a compensação das rodas para equilibrar o conjunto de pneus com a aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves, o que aumenta a vida útil dos pneus e previne o aumento de atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível, melhorando ainda a dirigibilidade e a segurança.

No alinhamento ou geometria de direção, ocorre o ajuste da posição das rodas na suspensão em determinados ângulos, para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. Este serviço evita que haja desgastes irregulares ou prematuros dos pneus.

Além disso, a calibragem correta do pneu é outro fator importante. Cada veículo tem sua pressão recomendada pelo fabricante, de acordo com o manual. “Cada um se difere pelo peso do carro e o tipo de estrada mais usada, sendo necessário a conferência da calibragem a cada 15 dias”, destaca.

Pneu tem data de validade?

Strehl afirma que os pneus devem ser examinados regularmente por um especialista, para identificar deformações e a altura do desgaste (TWI) que, quando está no limite, indica que é hora de trocá-lo.

Mantendo os cuidados citados, Strehl explica que o pneu pode durar até dez anos. “O balanceamento, geometria e rodízio, necessários a cada 10 mil quilômetros, favorece a vida útil máxima possível, que gira em torno de 50 mil quilômetros. Mesmo assim, se em dez anos o pneu não chegou ao limite de desgaste, precisa ser trocado”, explica.

Estrela Pneus

A Estrela Pneus atua no ramo de serviços e venda de pneus, rodas e acessórios há 20 anos na cidade de Estrela, e possui mais duas lojas na cidade de Lajeado. A empresa oferece serviços de suspensão do veículo, borracharia, geometria, troca de óleo e está localizada na Avenida Rio Branco, 334, Bairro Oriental, de Estrela. O contato é o 3720-1460.


Leia Também

Tendências para o verão na moda masculina

15/11/2018

Roupas florais, caveirismo e alfaiataria em alta

Para deixar a casa bonita e confortável

15/11/2018

Compras devem ser antecipadas para garantir a diversidade de produtos


Loja Street 13 traz novas opções para os estrelenses

09/11/2018

Marcas como Qix e Cyclone formam o mix de produtos

Saúde também é bem-estar

09/11/2018

Estrutura está localizada na Estrada Municipal Romeu Osvaldo Käffer, em Linha Lenz