País

Partidos têm até hoje para prestar contas de 2017 ao TSE

Até a última sexta-feira, dia 27, apenas sete diretórios nacionais dos 35 partidos políticos registrados na Corte haviam prestado contas

30/04/2018 - País

Partidos políticos têm até esta segunda-feira, dia 30, para apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as prestações de contas referentes ao exercício de 2017. Até a última sexta-feira, dia 27, apenas sete diretórios nacionais dos 35 partidos políticos registrados na Corte haviam prestado contas.

De acordo com o balanço, já protocolaram as prestações de contas o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o Partido da Mobilização Nacional (PMN), o Partido Pátria Livre (PPL), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Social Cristão (PSC), o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Ecológico Nacional (PEN, atual Patriota).

Por meio de nota, o TSE reforçou que a obrigação dos partidos políticos de apresentar, anualmente, à Justiça Eleitoral suas prestações de contas está prevista no inciso 3º do artigo 17 da Constituição Federal e na Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos).

Já a data-limite para a apresentação das contas – 30 de abril do ano posterior ao do exercício financeiro finalizado – é estabelecida no artigo 28 da Resolução TSE nº 23.464/2015. “As legendas que não cumprirem esse prazo ficam sujeitas à suspensão do recebimento dos duodécimos do Fundo Partidário, entre outras sanções”, informou o tribunal.

O envio das prestações de contas é feito de forma eletrônica por meio do sistema do Processo Judicial Eletrônico. A tramitação pode ser acompanhada pelo sistema de consulta pública de processos. Para fazer a pesquisa, basta informar o número do processo ou o nome do partido, selecionando as prestações de contas de interesse.


Leia Também

Câmara aprova reoneração com isenção de PIS/Cofins no diesel

24/05/2018

A proposta retira a desoneração da folha de pagamento de 56 setores

“Greve dos caminhoneiros mostrou força, mas precisa recuar”, afirma Eliseu Padilha

24/05/2018

Ministro-chefe da Casa Civil diz que Governo está preocupado com o desabastecimento das famílias


Fachin autoriza comissão de deputados a visitar Lula na prisão

23/05/2018

Autorização havia sido negada duas vezes pela juíza Carolina Moura Lebbos

MPF pede aumento de multa para Bolsorano por preconceito a quilombolas

23/05/2018

Valor a ser pago pelo deputado federal é de R$ 300 mil