Estrela

Peças roubadas do Museu Schinke foram recuperadas na operação que apreendeu arsenal

13/07/2018 - Estrela

Créditos da matéria: Mariana Wermann

O arsenal de armas e a quantidade de drogas apreendidos pela Polícia Civil há cerca de duas semanas no Bairro Boa União, em Estrela, que pode ter sido a segunda maior do Rio Grande do Sul, não revelou apenas a audácia dos criminosos em manter em uma residência o equivalente a R$ 1,2 milhão em armamento e entorpecentes.

A apreensão também começa a esclarecer um assalto, ocorrido em abril de 2015, e que causou revolta. Na ocasião, o Museu Residência da Família Schinke foi atacado, sendo levadas 95 peças do acervo histórico e o casal foi agredido. Quinze delas foram recuperadas na operação policial.

Nesta semana, o médico Werner Schinke, acompanhado do filho Walter, esteve na Delegacia de Polícia de Estrela para o reconhecimento dos objetos. Segundo ele, alguns ainda continham a etiqueta de identificação com o respectivo número do acervo. E outras a marca da cola. “Levamos algumas peças para comparar, mas foi fácil verificar que pertenciam ao museu”, disse, aliviado.

Todos os objetivos já estão de volta à casa dos Schinke. “Fiquei emocionado em recebê-las de volta, foi um alívio, mas ao mesmo tempo decepcionado porque foram quase cem roubadas.” Porém, ele acrescenta que a localização faz acreditar que as outras também poderão ser encontradas. “A polícia fez um grande trabalho, que merece elogios. Esperamos reaver todo o material.” Após o assalto, a família Schinke, que mantém um acervo com milhares de peças, investiu ainda mais em segurança, com monitoramento com câmeras e empresa terceirizada.

 

Peças recuperadas

- 5 colheres pequenas antigas;
- 3 moedas comemorativas dos 75 anos de Estrela;
- 3 relógios de bolso antigos;
- 1 faca antiga;
- 1 isqueiro tipo Zippo antigo;
- 1 cadeado antigo;
- 1 chaveiro com inscrições em alemão.


Leia Também

Estrela terá drive thru

17/08/2018

Novo conceito de lancheria ficará na Avenida Rio Branco, ao lado do Posto da Dani

Concurso Público de Estrela tem 4,4 mil inscritos

17/08/2018

O edital final será publicado dia 24


Werner Schinke apresenta novo livro

17/08/2018

A publicação “Perfis de Estrela II” é uma obra póstuma de Rudolfo Maria Rath e foi viabilizada com o apoio da Prefeitura de Estrela

Do uso pessoal ao empresarial

17/08/2018

Empresas abordam novidades do mercado