Vale do Taquari

Pedido de indenização por plágio

Coordenadora de educação terá que pagar R$ 20 mil à jornalista

31/10/2018 - Vale do Taquari

Desembargadores da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) confirmaram a sentença que condenou a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Greicy Weschenfelder, autora do livro “Romance-folhetim Alemão”, e a Editora da Universidade de Santa Cruz (Edunisc), que fez a publicação, a indenizar o jornalista Cássio Filter por plágio. No livro da autora teriam sido usadas partes da monografia de conclusão de curso do jornalista, formado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sem a correta menção de autoria. Na ação, ele pede indenização por danos morais.

De acordo com o TJRS, a autora durante seu mestrado pesquisou sobre os romances-folhetim editados em jornais alemães, tendo se utilizado do jornal Kolonie como fonte, o que resultou na dissertação que originou o livro. Filter, após dez anos de formado, procurou a editora para publicar sua monografia e foi aconselhado a comprar a obra escrita por Greicy, a fim de preencher alguns requisitos formais que faltavam no seu trabalho. Ao ler o livro, encontrou diversos trechos copiados de sua monografia, sem que tivessem sido feitas as referências autorais correspondentes.

Em primeira instância, a autora e a editora foram condenadas a pagar R$ 20 mil ao jornalista e fazer retratação.Os advogados do jornalista, Ezequiel Vetoretti e Pablo dos Santos Ritzel, afirmaram que em respeito ao juízo, só irão se manifestar no processo. Já Greicy afirmou para o jornal Nova Geração que ainda não teve acesso à decisão do tribunal, mas que a respeita. “Consciência tranquila, pois sei do fato que é de cinco anos atrás e que sempre versou sobre erro bibliográfico sem má-fé.” O processo ainda cabe recurso.


Leia Também

Cinco dicas para evitar uma "black fraude" na internet

19/11/2018

Saiba como não ser enganado nas compras de liquidação pela internet; Comércio eletrônico é seguro, mas requer atenção

Procuradores dos credores trabalhistas devem fazer contato com a administradora da calçados Blip

12/11/2018

Ação se faz necessária para pagamentos pendentes


Trem turístico fará primeiros passeios pela região

09/11/2018

Em caráter experimental, o primeiro acontece no dia 29 de novembro e depois em 1º e 12 de dezembro

Amvat tem assembleia geral no dia 13, em Lajeado

09/11/2018

Reunião dos prefeitos do Vale integra a programação da Expovale 2018