Estrela

Pesquisa aponta 81% de satisfação com internet e telefonia rural

05/07/2018 - Estrela

Créditos da matéria: Redação NG

De acordo com 57,5% dos assinantes do serviço de telefonia rural do município de Estrela, a qualidade melhorou desde a concessão à M2P2. O dado compõe a pesquisa realizada pela Macrovisão, de Lajeado, entre os dias 11 e 28 de junho, em 12 localidades atendidas pela prestadora de serviço, que foi entregue na última quinta-feira, dia 5, pelo secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, ao diretor da M2P2, Heron Magoga e ao gerente comercial Alexandre Duarte. Esta é a terceira pesquisa realizada para avaliar o serviço.


Conforme a pesquisa, a M2P2 possui 1.020 assinantes ativos e, destes, foram ouvidos 301. O grau de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 4,9%. O relatório aponta que “observa-se que a maioria dos assinantes considera que houve uma melhoria na prestação de serviços da telefonia rural, após a empresa M2P2 ter assumido em 2015. Atualmente, a avaliação desses serviços na telefonia é positiva com a aprovação de 82% e na internet, de 81,2%”.

Satisfação pós-reparo

No que se refere à satisfação após solução de reparo solicitados na telefonia por meio de chamadas, 95,3% tiveram êxito, contra 4,7% que não tiveram solução completa do problema.


A avaliação do nível de atendimento (postura, cordialidade e gentileza), estrutura de atendimento para reparos solicitados (postura e agilidade de solução) e a avaliação geral dos serviços de telefonia fixa ficou com nota 8,20.


O índice também é alto na satisfação dos assinantes de internet que solicitaram reparo: 95,5%. Neste caso, 43,8% dos reparos foram externos, 34,8% internos e outros 21,3% para ambas situações. Na avaliação, a nota do conjunto ficou em 8,12.

No caminho certo

O secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, fez uma avaliação positiva do resultado da pesquisa. “Desde a concessão do serviço, em 2015, é a terceira pesquisa de satisfação que realizamos, e os números ao longo deste período demonstram que a população aprova o trabalho feito e que a qualidade vem se mantendo.” Ele ressalta os índices de 82% de aprovação para a telefonia rural e de 81,2% para a internet.


“Cada vez mais temos certeza de que a concessão do serviço feita pela Prefeitura de Estrela foi acertada. Na época, muitos foram contra, mas no nosso entendimento não cabia ao município esse serviço. E vemos que foi a melhor opção. Há situações pontuais a melhorar e que a prefeitura, como fiscalizadora do contrato, vai exigir”, aponta Lagemann. O secretário também salientou que 57,5% dos entrevistados disseram que o serviço melhorou após a concessão. “Hoje as críticas ao serviço são muito mais políticas do que técnicas.”


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