Estrela

Pinheirinho Solidário de Estrela ganha primeiros enfeites

Árvore de Natal da Prefeitura vai enfeitar local e ao mesmo tempo arrecadar doações em prol da menina Lívia Teles

25/11/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela

Montado oficialmente na manhã de sexta-feira, dia 22, o pinheiro de Natal da Prefeitura de Estrela levou apenas alguns minutos para contar com o seu primeiro enfeite. Com a proposta de incentivar o espírito natalino e ao mesmo tempo arrecadar recursos para o tratamento da menina Lívia Teles, de Teutônia, que sofre de rara doença, o "Pinheirinho Solidário", como foi batizado, recebeu das mãos de outra menina, Júlia Webers, de apenas 1 ano e 11 meses, a primeira decoração.

Localizado no hall de entrada do prédio da prefeitura, a Árvore de Natal amanheceu no local todo verde, imponente, mas sem nenhum enfeite colorido. Mas há uma explicação para tanto. É que o mesmo será decorado gradualmente a partir das doações espontâneas e livres que serão revertidas em favor da menina teutoniense, diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença rara que causa perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral. A busca é por ajuda para conseguir custear a vacina da cura para doença, estimada em até R$ 9 milhões. Como precisa ser aplicada até os dois anos de idade, o valor precisa ser arrecadado antes de outubro de 2020.

A cada doação espontânea, livre e anônima depositada na urna – confeccionada pelo avô de Lívia –, localizada ao lado do pinheiro e do presépio, o doador pode pegar um objeto no local e enfeitar a árvore. Foi o que fez, com toda alegria, a pequena Júlia Webers. A menina chegou à prefeitura na companhia da avó, Geni Santos, que ao se deparar com a árvore e o pequeno relato da história da doente menina, decidiu: voltaria em seguida para fazer a doação. Foi a um banco próximo, sacou dinheiro e depositou o valor na urna. A tarefa de então decorar a árvore coube à neta, que cumpriu com o desejo sorrindo. "Essa, bonita", disse a menina, já com a bolinha de Natal na mão. A sua avó, destacou. "É bom podermos ajudar quem de fato precisa. É uma linda iniciativa da Administração de Estrela. Se cada um ajudar com um pouco, em diversas frentes, a Lívia vai sair dessa com saúde e feliz como a minha neta é", garantiu.

Ao fim da manhã, a partir de outras doações, o Pinheirinho Solidário já havia recebido mais alguns enfeites. Para o secretário de Administração e Recursos Humanos de Estrela, Jônatas dos Santos, um dos idealizadores da proposta, o objetivo é reforçar o espírito natalino com um de seus maiores focos: a solidariedade. "Pretendemos não apenas deixar nosso ambiente de trabalho e que recebe muitos visitantes todos os dias mais bonito, enfeitado e de acordo com o espírito da época, e sim também incentivar e oportunizar meios de fazer com que todos possam exercer a solidariedade mais uma vez, o que é muito comum por parte de nosso povo", justifica. "O fato de a Lívia não ser estrelense não restringe este ato, pois não devemos para tanto ter barreiras municipais, ainda mais envolvendo o bem-estar de seres humanos, principalmente crianças", avalia.

Diante de toda a situação, diversas ações estão sendo realizadas regionalmente para ajudarem a menina. Ao ser informada do objetivo da campanha estrelense, Luana Diehl Teles, mãe de Lívia, já se mostrou agradecida. "Ficamos muito felizes. É difícil mensurar nossa gratidão pela iniciativa. Fique a árvore bastante ornamentada ou não, já somos felizes apenas pela atitude. Claro que vamos torcer para que a mesma acabe bastante enfeitada", define. Para compartilhar um pouco da história de Lívia, a família criou uma conta no Instagram, onde divulga rifas, sorteios e atividades beneficentes. O perfil é a @liviatls.


Leia Também

Gincana de Natal terá entrega da premiação nesta terça-feira

09/12/2019

Iniciativa conta com a participação de equipes representando sete escolas da rede municipal de Estrela

Passeio Ciclístico de Natal: últimos detalhes são acertados

09/12/2019

Quinta edição do evento está agendada para esta quarta-feira. Inscrições são gratuitas


Diversão e solidariedade marcam festa do Gracie em Estrela

06/12/2019

Programação na sede da Ambi contou com baile, apresentações e fim da gincana solidária

Casos de urgência são minoria

06/12/2019

Pronto-socorro busca soluções para demora no atendimento e destaca importância de um serviço de pronto atendimento