Variedades

Prática do pilates pode auxiliar no parto

Atividade ameniza dores ocasionadas pela gestação, principalmente na região lombar

21/12/2018 - Variedades

A prática de pilates pode ser uma grande aliada durante a gestação, auxiliando no alívio das dores ocasionadas pelo período. É um método que estimula o corpo de forma global, trabalhando mais de uma área ao mesmo tempo e aumentando a flexibilidade, tonificando e reforçando a musculatura e melhorando a postura e a respiração.

Como melhora o alongamento, o controle do corpo, a força, o equilíbrio e respiração, o método é um dos mais recomendados para as gestantes pois proporciona diversos benefícios, respeita a individualidade de cada mulher e é um exercício de baixo impacto, que não sobrecarrega o corpo. “O pilates promove a redução das dores durante a gestação e auxilia na postura e preparação para o parto”, explica a fisioterapeuta Bruna Schwingel Albrecht.

Além disso, conforme a gestação vai evoluindo, Bruna afirma que o instrutor adapta os exercícios de acordo com o período e necessidade de cada uma. “No terceiro trimestre a gestante pode e deve continuar fazendo pilates, pois ocorre o aumento de peso e, como consequência, um prolongamento da lordose lombar, falta de equilíbrio e respiração mais curta”, destaca.

Neste período, o pilates será capaz de ajudar no alongamento, tonificação muscular e fortalecimento do assoalho pélvico, além de atuar na diminuição das dores da hiperlordose lombar, que é quando a curvatura da coluna fica muito acentuada, gerando dor nas costas. “Também ajuda a controlar a respiração, auxiliando para um parto tranquilo”, comenta a profissional.


Leia Também

SER Aimoré comemora 61 anos com festa neste domingo

11/01/2019

Festividade inicia com jogo, às 9h de domingo

Seminovos que rendem bons negócios

04/01/2019

Veículo com até um ano de uso pode ser vendido 20% mais barato que um novo


Ceia completa para o Ano Novo

28/12/2018

Salada de lentilha, Porco à pururuca e Filé de porco com chutney de manga

A alegria da dança no grupo da São Jacó

28/12/2018

Blumenkranz é o único grupo do interior de Estrela