Estrela

Prazo para recadastramento biométrico termina quarta-feira

Cerca de seis mil pessoas ainda não compareceram ao 21º Cartório Eleitoral, em Estrela

16/08/2019 - Estrela

O não comparecimento de cerca de seis mil eleitores para a realização do recadastramento biométrico deve resultar em filas no 21ª Cartório Eleitoral, em Estrela. O prazo finaliza na quarta-feira, dia 21. Com os números atuais, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RS, 25% dos eleitores do município devem ter o título cancelado caso não compareçam dentro do prazo do recadastramento.

De acordo com o chefe do cartório, Sandro Saralegui Ferrari, a média aguardada era de 80% de comparecimento. “Estamos atendendo essa semana cerca de cem pessoas por dia. Nos últimos dias do prazo, chegamos a ter mil pessoas na fila”, comenta. A média de tempo para o recadastramento é de dez minutos, podendo variar porque alguns eleitores já possuem biometria importada de quando realizaram a confecção do documento de identidade.

Documentos necessários

É necessário apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço, como  contas de água, luz, telefone, internet, documentos fiscais, crediário em lojas (o comprovante pode ser apresentado por meio eletrônico – se tiver o comprovante digitalizado no celular, por exemplo).

Quem não precisa realizar o processo?

Através do site www.tre-rs.jus.br, aba “Eleitor e Eleições” e “Recadastramento Biométrico”, é possível simular a marcação de um horário para comparecer no cartório. Para os eleitores que possuem dúvidas se já realizaram ou não o recadastramento, esta funcionalidade no site também auxilia: basta tentar marcar o atendimento. Caso já tenha sido realizado o processo, o site informa. Além disso, desde 2013, quem compareceu ao cartório para realizar algum atendimento, como solicitar o primeiro título ou a transferência de domicílio, já está com o título atualizado. A partir dos 70 anos, os idosos também não são mais obrigados a votar e caso optem por essa opção, também não precisam realizar o recadastramento biométrico. 

Título cancelado

Ferrari destaca que após o fim do prazo para recadastramento, o título de quem não concluiu o processo é cancelado, e sem ele não é possível tirar CPF, fazer passaporte, obter empréstimos em algumas instituições financeiras, realizar cadastro no E-Social, participar de concursos públicos, entre outras restrições.

Além disso, os eleitores ficam impedidos de votar nas eleições de 2020. “O recadastramento termina agora, é o prazo para o eleitor. Temos outro prazo, para a eleição, que inclui processos como a emissão do primeiro título e transferências, por exemplo, que inicia em maio, 150 dias antes da eleição. Então são períodos diferentes”, explica.

Se o eleitor não atender à convocação para a biometria, no prazo estabelecido pelo TRE, este deverá procurar o Cartório Eleitoral o quanto antes para regularizar sua situação.

Horário de atendimento

Durante a semana, o cartório da 21ª ZE funciona das 11h às 18h, na Rua Doutor Tostes, nº 180, Centro de Estrela. Excepcionalmente na próxima segunda, terça e quarta-feira, o atendimento inicia às 9h. 


Leia Também

Feira do Peixe de Estrela: segunda edição no sábado

23/01/2020

Com preço das carnes em alta, procura por opções como o peixe cresce e pedidos pela feira de Estrela também

Departamento pinta vagas de estacionamento e cordões de calçadas

23/01/2020

O trabalho dá continuidade as melhorias que iniciaram em novembro, então com a pintura da sinalização viária


Família pede explicações após morte de bebê no Hospital Estrela

22/01/2020

Isac Natalício da Silva havia sido levado para atendimento no domingo e foi liberado, vindo à óbito na segunda-feira

Smel convoca líderes para reunião do Intercomunitários 2020

21/01/2020

Encontro pretende formatar a 22ª edição da histórica competição esportiva entre comunidades estrelenses