Estado

Procurador-Geral do Estado reúne-se com ministra da AGU para tratar do Regime de Recuperação Fiscal

19/09/2017 - Estado

O procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, esteve em Brasília, nesta segunda-feira (18), para tratar da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, com a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça. Na audiência, solicitada pela AGU, foi proposta a instalação de uma câmara de conciliação, para que eventuais questões jurídicas entre o Estado e a União sejam discutidas em uma mesa de negociação, evitando o ingresso de ações na Justiça.

A PGE discute, em duas ações (ação cautelar 3959 e ação cível originária 2755) e em um mandado de segurança (mandado de segurança 34110), junto ao Supremo Tribunal Federal, a dívida do Estado com a União. A PGE obteve liminar, deferida pelo ministro Marco Aurélio Mello, para não pagar a parcela da dívida do Estado com a União, impedir o bloqueio das contas e obrigar a União a continuar efetuando os repasses constitucionais.

De acordo com o procurador-geral, foi possível conversar a respeito dos pontos que ainda geram dúvidas para a assinatura do acordo. Ainda sobre a conciliação, Euzébio Ruschel esclareceu que a liminar seguiria valendo, mas o processo seria suspenso até que as partes chegassem a um acordo para adesão ao Regime.

A ministra Grace destacou que o Rio Grande do Sul vem trabalhando em uma política séria no reequilíbrio fiscal.


Leia Também

Governo lança estratégia com prioridades regionais para melhorar serviços

18/10/2017

O projeto reúne as prioridades, necessidades de investimento e sugestões de melhorias das 28 regiões do Rio Grande do Sul

Novo aplicativo da Banrisul Cartões emite nota fiscal eletrônica

18/10/2017

Sistema permite ao estabelecimento adequar-se à legislação estadual que prevê a obrigatoriedade de emissão do documento eletrônico a partir de 2018


Inscrições para o Vestibular 2018 iniciam nesta quarta-feira

18/10/2017

Candidatos podem se inscrever da zero hora deste dia 18 até as 23h59min do dia 6 de novembro

Brigada Militar e Uergs firmam parceria para pós graduação em gestão

18/10/2017

A aula magna nesta quinta-feira, dia 19, às 14h30, no auditório do Montepio da Brigada Militar