Fazenda Vilanova

Programa de interiorização da saúde é modelo para outros municípios

Trabalho de conscientização foi realizado durante três meses em Fazenda Vilanova

06/08/2018 - Fazenda Vilanova

Programa de interiorização da saúde é modelo para outros municípios

 

Encerrou na última semana a primeira etapa do programa de Interiorização da Saúde. As equipes de Estratégia da Saúde Familiar (ESF), Núcleo de Apoio a Família (Nasf) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através da Secretaria da Saúde e Atenção Social, realizaram durante três meses, nos ginásios das comunidades do interior do município, um trabalho de informações e prevenção para todos os munícipes. O projeto coordenado pelas enfermeiras Patrícia Fassini e Raquel Borges de Quadros, descentralizou médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, equipe de ginástica e Emater/RS-Ascar, com o objetivo de levar informações sobre prevenção de doenças e qualidade de vida. 
 
Nas ocasiões, os munícipes tiverem a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Cadastro Único, Bolsa Família, marcação de consultas médicas e odontológicas, pré-câncer, renovação de receitas, consulta com nutricionista, atividades físicas e orientações com as extensionistas da Emater, que ensinaram técnicas com plantas bioativas e seus benefícios.
 
Segundo a enfermeira Patrícia, o trabalho despertou o interesse da comunidade, principalmente na questão do médico da família, que também foi deslocado com o objetivo de estreitar e fortalecer vínculos.
 
O secretário municipal da Saúde, João Batista Fernandes da Silva comemorou o sucesso do projeto que despertou o interesse de municípios vizinhos. Através das redes sociais e meios de comunicação eles conheceram o trabalho e, após uma troca de informações, começaram a usar o modelo em suas cidades. Segundo João Fernandes, devido à ação, o número de atendimento no Centro de Saúde diminuiu neste início de inverno, e um dos fatores que contribuíram foi o trabalho de interiorização.

Leia Também

Fim de semana de Expofaz em Vilanova

18/10/2019

Solenidade de abertura ocorre às 18h, no Centro da cidade. Destaque na programação para o humorista Paulinho Mixaria

Espaço Pró-cultura da Expofaz recheado de atrações

11/10/2019

Feira inicia na sexta-feira tendo como foco a fazenda. Comissão organizadora e corte cumprem agendas de divulgação e convidam população regional


Expofaz abre inscrições para agroindústrias

26/08/2019

Já estão abertas as inscrições para as agroindústrias familiares interessadas em expor durante a Expofaz 2019.

Trem dos Vales inicia atividades em agosto

30/05/2019

Serão oito passeios em dois finais de semana entre os municípios de Guaporé e Muçum