Bom Retiro do Sul

Programa de Controle ao Tabagismo auxilia a comunidade a largar o vício

05/04/2017 - Bom Retiro do Sul

Acordar pela manhã, escovar os dentes e sentar em frente à porta de casa era rotina da bom-retirense Ana Soares (56). Ana fumava desde os 15 anos, somando 40 anos de vício ininterruptos. Com um problema de saúde familiar, ela fez uma promessa: largar o cigarro. Isso ocorreu em novembro de 2016. De lá para cá, alguns foram os lapsos (quando o viciado fuma um cigarro um dia, fica outros sem fumar, fuma de novo...), mas, desde janeiro, Ana mudou a rotina de todas as manhãs, decidindo abandonar o vício. 

Com a decisão tomada, Ana passou a fazer do Programa de Controle ao Tabagismo da ESF, no Bairro São Francisco. O Programa auxilia com acompanhamento de enfermeira, médico, psicóloga e nutricionista, além dos medicamentos, para que o viciado abandone o cigarro. Ana Paula Delwing (30), enfermeira responsável pelo grupo, conta que alguns foram casos em que o acompanhamento fez com que o bom-retirense largasse, definitivamente, o consumo do cigarro. 

Para aqueles que participam de todos os encontros do grupo, o Governo Federal fornece os remédios e os adesivos usados no tratamento gratuitamente. Ana conta que os remédios dão uma certa segurança a ela, pois, mesmo estando quase três meses sem colocar um cigarro na boca, não se sente preparada para deixar o uso do medicamento e encarar a abstinência sozinha. 

Os encontros em grupo auxiliam os bom-retirenses, pois, segunda a enfermeira Ana Paula, assim eles veem que não estão sozinhos na luta diária contra o fumo. A enfermeira conta ainda que quem está largando o cigarro, deve evitar não fazer o uso do primeiro. “Controlando para nunca por um cigarro na boca, se consegue controlar para não por mais. Quem está deixando o vício, muitas vezes, um cigarro é fatal para que haja a recaída” conta Ana Paula. 

Os grupos são formados a partir das inscrições dos bom-retirenses da área da ESF que procuram a Estrutura de Saúde da Família com o anseio de parar de fumar. Assim, se formam os grupos e inicia-se o acompanhamento. O grupo que está sendo acompanhado está em fase de manutenção, que se dá quando já deixaram o vício. 


Leia Também

Bom Retiro do Sul sedia o 3° Encontro Internacional de Motorhomes em junho

21/05/2018

A administração municipal de Bom Retiro do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (STEL), irá realizar o 3° Encontro Internacional de Motorhomes. A atração estará no município de 15 a 24 de junho.

Emater promove tarde de campo e reunião técnica na próxima semana

18/05/2018

Nos dias 29 e 30 de maio, a Emater/Ascar de Bom Retiro do Sul, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estará promovendo dois encontros com produtores rurais.


Bom Retiro do Sul já atingiu 50% da meta de vacinação contra a gripe

15/05/2018

Bom Retiro do Sul já atingiu 50% da meta de vacinação contra a gripe A campanha nacional de vacinação contra a gripe já imunizou 50,34% dos público alvo em Bom Retiro do Sul. Das 2.511 pessoas que devem receber a vacina, 1.264 já foram vacinadas.

Inscrições para o 6° Dança Bom Retiro são prorrogadas até dia 18

14/05/2018

Modalidades em disputa serão Dança Estudantes, Dança Terceira Idade, Dança Especial, Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança do Ventre, Dança Folclórica, Dança Gospel, Dança de Salão, Jazz, Danças Urbanas e Estilo Livre