Bom Retiro do Sul

Programa de Controle ao Tabagismo auxilia a comunidade a largar o vício

05/04/2017 - Bom Retiro do Sul

Acordar pela manhã, escovar os dentes e sentar em frente à porta de casa era rotina da bom-retirense Ana Soares (56). Ana fumava desde os 15 anos, somando 40 anos de vício ininterruptos. Com um problema de saúde familiar, ela fez uma promessa: largar o cigarro. Isso ocorreu em novembro de 2016. De lá para cá, alguns foram os lapsos (quando o viciado fuma um cigarro um dia, fica outros sem fumar, fuma de novo...), mas, desde janeiro, Ana mudou a rotina de todas as manhãs, decidindo abandonar o vício. 

Com a decisão tomada, Ana passou a fazer do Programa de Controle ao Tabagismo da ESF, no Bairro São Francisco. O Programa auxilia com acompanhamento de enfermeira, médico, psicóloga e nutricionista, além dos medicamentos, para que o viciado abandone o cigarro. Ana Paula Delwing (30), enfermeira responsável pelo grupo, conta que alguns foram casos em que o acompanhamento fez com que o bom-retirense largasse, definitivamente, o consumo do cigarro. 

Para aqueles que participam de todos os encontros do grupo, o Governo Federal fornece os remédios e os adesivos usados no tratamento gratuitamente. Ana conta que os remédios dão uma certa segurança a ela, pois, mesmo estando quase três meses sem colocar um cigarro na boca, não se sente preparada para deixar o uso do medicamento e encarar a abstinência sozinha. 

Os encontros em grupo auxiliam os bom-retirenses, pois, segunda a enfermeira Ana Paula, assim eles veem que não estão sozinhos na luta diária contra o fumo. A enfermeira conta ainda que quem está largando o cigarro, deve evitar não fazer o uso do primeiro. “Controlando para nunca por um cigarro na boca, se consegue controlar para não por mais. Quem está deixando o vício, muitas vezes, um cigarro é fatal para que haja a recaída” conta Ana Paula. 

Os grupos são formados a partir das inscrições dos bom-retirenses da área da ESF que procuram a Estrutura de Saúde da Família com o anseio de parar de fumar. Assim, se formam os grupos e inicia-se o acompanhamento. O grupo que está sendo acompanhado está em fase de manutenção, que se dá quando já deixaram o vício. 


Leia Também

Oclaje fará apresentação em Bom Retiro do Sul

05/12/2017

No próximo sábado, dia 09, no Parque Pôr do Sol, a cidade de Bom Retiro do Sul recebe etapa do Projeto Essência e Diversidade - Música Instrumental II.

Adolescentes são apreendidos por tráfico em Bom Retiro do Sul

17/04/2017

Abordagem foi em local de duas apreensões do mesmo menor semana passada.


Programa de Controle ao Tabagismo auxilia a comunidade a largar o vício

05/04/2017

O programa inclui acompanhamento de profissionais e uso de medicamentos para abandonar o fumo.

Moradores bloqueiam ERS-129 entre Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires

03/04/2017

Desde as 5h45 desta segunda-feira (03), moradores bloqueiam a ERS-129, em Bom Retiro do Sul.