Variedades

Projeto Geladeira Literária promove educação e cuidado com o meio ambiente

Geladeiras revitalizadas são utilizadas como baú de livros e agora fazem parte da rotina de alunos e moradores do Bairro Boa União

29/09/2017 - Variedades

Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela.

O projeto Geladeira Literária, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber, no Bairro Boa Unição, conseguiu a doação de uma geladeira com o objetivo de armazenar os livros e revistas para as crianças e pessoas da escola e da comunidade. Outra já foi doada e depois de reformada pelos alunos ficará no pátio da escola com o mesmo propósito.

De acordo com a diretora da Ruth Markus Huber, o canteiro na Rua Adão Henrique Fett não era bem visto pelas pessoas da comunidade pois era pouco cuidado. “Muitas vezes estava com o mato alto, era utilizado por alguns como depósito para lixo, entulhos. Então pensamos em revitalizá-lo, e ao mesmo tempo fazer algo para que fosse melhor aproveitado”, diz Sabrina dos Santos.

Foi aí que entrou a proposta do Geladeira Literária, integrante de outros projetos como o “Meio Ambiente, uma questão de atitude”; e o “Agrinho”.  “Fizemos uma grande campanha. A secretaria do Meio Ambiente limpou a área, doou flores. A Smel colocou um banco no local. Então conseguimos a doação de uma geladeira por parte de uma professora nossa. Os alunos a limparam, a pintaram, e agora a secretária de Obras a fixou aqui no canteiro”, explica a diretora.

Os livros e revistas que estão na geladeira, a maioria infantis, também foram doados. “Esta campanha também foi um sucesso e teve grande engajamento dos alunos, pais e comunidade.” A geladeira fica aberta e pode ser utilizada sempre por quem interessar. “O que pedimos é q contribuição de todos. Para quem sempre devolvam os livros, e quando possível, façam novas doações”, relata. Os colegas do 1º ano, Mariana da Rosa (6) e Gabriel de Vargas do Nascimento (7), estavam com o restante da turma, na manhã desta sexta-feira, conhecendo e enfeitando o local. “É legal, quero levar um livro para casa”, revela Mariana, já com o seu escolhido em mãos. Mostrando estar atento ao que é ensinado nos projetos, Gabriel destaca. “Precisamos de um mundo melhor. Ler e cuidar do meio ambiente faz bem para o nosso cérebro e nosso mundo.”

Outra no pátio

Uma outra geladeira também já foi doada, esta pelo Grêmio Esportivo Atlântico de Costão, que não queria mais o eletrodoméstico. Agora está sendo preparada para também ser utilizada no projeto e ser usada sempre que houver interesse por parte dos alunos. A diferença é que esta ficará no pátio da escola. “Por exemplo, nos intervalos, antes ou após o período escolar pelos estudantes”, explica a diretora. Mais informações na escola (Rua Adão Henrique Fett, nº 596 - Lot. IV, Bairro Boa União) e pelo telefone 3981-1073.


Leia Também

Esquilo é acusado de 'vandalizar' luzes de Natal nos EUA

05/12/2017

Polícia postou foto do 'flagrante' em cidade de Nova Jersey.

Diamante de mais de 700 quilates de Serra Leoa é leiloado por US$ 6,5 milhões

05/12/2017

Pedra de 709 quilates é a maior descoberta em Serra Leoa em meio século e está entre o 10º e o 15º maior diamante já encontrado no mundo.


Phil Collins anuncia três shows no Brasil em fevereiro de 2018

29/11/2017

Cantor vai se apresentar no Rio, em SP e em Porto Alegre.

Pabllo Vittar e Lucas Lucco gravam na Bahia clipe da música 'Paraíso'

29/11/2017

Cantora Pabllo Vittar divulgou, nesta terça-feira (28), uma foto dos bastidores da gravação do clipe de "Paraíso", faixa em parceria com Lucas Lucco. O vídeo está sendo produzido na Bahia.