Vale do Taquari

Revive Boa Vista recolhe óleo de cozinha, pilhas, eletrônicos e medicamentos vencidos

13/09/2017 - Vale do Taquari

Objetivando a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo, no próximo sábado, dia 16 de setembro, das 8h30min às 11h30min, ocorre ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, com posto de coleta instalado junto ao Pavilhão Multiuso, na Prefeitura de Teutônia. A atividade integra a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista, em sua 8ª edição, realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.

Na oportunidade serão coletados óleo de cozinha, eletrônicos, sucatas, pilhas, medicamentos vencidos, cartões magnéticos, celulares, chapas de Raio-X e baterias (exceto de veículos). Os materiais serão recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto.

Esta será a segunda atividade do Revive Boa Vista no ano. No dia 1º de julho, ação semelhante recolheu cerca de 1,5 tonelada de resíduos, entre pilhas e eletrônicos, além de aproximadamente 100 litros de óleo de cozinha, 15Kg de medicamentos vencidos e em torno de 30Kg de chapas de Raio-X. Na ocasião, a iniciativa contou com o envolvimento de 11 voluntários e também arrecadou dez litros de leite e 59Kg de alimentos (arroz, farinha, feijão, açúcar e outros) para o Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia.

Depois deste sábado, o Revive Boa Vista ainda terá outra iniciativa nestes moldes, no dia 02 de dezembro, junto ao Supermercado Languiru do Bairro Canabarro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

 

Histórico

 

O Revive Boa Vista teve início no ano de 2010. Naquela oportunidade foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada às suas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011 a ação recolheu 750kg de lixo, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores. As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290Kg, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas. Com o slogan “Sombra e água fresca estão em suas mãos”, a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a primeira ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, oportunidade em que foram coletados mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha. No ano de 2016, em quatro edições da ação, realizadas em junho, setembro, outubro e novembro, foram recolhidos cerca de 180 litros de óleo de cozinha, milhares de unidades de pilhas e baterias, em torno de 250 unidades de medicamentos vencidos, mais de 1,2 mil equipamentos eletrônicos e 140 chapas de Raio-X.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 


Leia Também

"Oscar" do varejo gaúcho reconhece qualidade da Languiru

14/12/2017

Evento promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul homenageou empresas e personalidades

FCDL-RS premia Girando Sol com o troféu Mérito Lojista

13/12/2017

O amaciante de roupas da Girando Sol, produto que deu origem à indústria de Arroio do Meio, conquistou mais um prêmio na última quinta-feira (07).


Unimed VTRP conquista, pela quarta vez, o troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativ

04/12/2017

Premiação foi entregue à Cooperativa Médica na noite dessa quinta-feira, 30/11, em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre

3º Curso Teórico-Prático de Fissuras Labiopalatais

04/12/2017

"Uma capacitação inovadora e pioneira no pais"