Estrela

Saúde vacina crianças e adolescentes contra HPV e Meningite C

Campanha está sendo realizada nas escolas de Estrela até o fim do mês

11/04/2018 - Estrela

A Secretaria da Saúde de Estrela, por meio da Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacinas, está imunizando crianças e adolescentes contra o HPV e Meningite C. A ação ocorre nas escolas das três redes de ensino: municipal, estadual e particular. Desde a semana passada já foram vacinados 264 alunos. A aplicação vai ocorrer ainda nas escolas municipais Pedro Jorge Schmidt (12.04) e Leo Joas (13.04); colégios Martin Luther (17.04) e Santo Antônio (18.04); Escola Estadual 20 de Maio (20.04) e Escola Municipal Odilo Afonso Thomé (26.04).
Devem receber a vacina contra o HPV meninos de 11 a 14 anos (primeira ou segunda dose para os que já receberam a primeira no ano passado) e meninas de 9 a 14 anos, mas somente as que não fizeram as duas doses necessárias. Já contra a Meningite C a faixa etária é de 11 a 14 anos para meninos e meninas que ainda não receberam a vacina. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carmen Hentschke, as escolas têm sido parceiras nesta iniciativa, informando aos pais a disponibilidade da vacina, para os quais é solicitada autorização. Desta forma, segundo ela, tem sido possível imunizar um número maior de crianças e adolescentes contra estas doenças. 

As doenças
HPV é o codinome do papilomavírus humano, um agente infeccioso que se instala na pele ou em mucosas e tem o poder maligno de provocar infecções, verrugas genitais e cânceres – como o de colo do útero e o de pênis. Já a  Meningite C é um dos tipos de um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Elas são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos. 
A vacina contra estas doenças estão disponíveis gratuitamente na Unidade Básica Central. As crianças e adolescentes que não se imunizarem no período da campanha podem procurar a UBS Central, na Rua Coronel Brito 1028,  apresentando o Cartão de Vacinação. Mais informações pelo telefone (51) 3981- 1136, na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. 


Leia Também

Secretaria de Obras de Estrela recupera iluminação pública

18/04/2018

Trabalhos no trevo de acesso à cidade e na BR-386 devem estar concluídos até quinta-feira

Canastra abre semana dos Jogos Intercomunitários de Estrela

17/04/2018

Definidos os campeões do futsal feminino e vôlei misto, a disputa segue com as fases classificatórias do futsal masculino e canastra


Atletismo abre temporada dos Jogos Escolares de Estrela

17/04/2018

Competição estudantil para alunos das três redes de ensino de Estrela começará com disputas de corridas, saltos e lançamentos. Jogos terão nova modalidade este ano, totalizando oito até outubro

Projovem retoma atividades nesta quinta-feira em Estrela

17/04/2018

Programa, em convênio com o governo federal, é direcionado aos adolescentes com idade entre 14 e 18 anos