Vale do Taquari

Seca: perdas de até 50%

Colinas e Fazenda Vilanova devem decretar Situação de Emergência

26/03/2020 - Vale do Taquari

VALE DO TAQUARI - Depois de Estrela e de Imigrante terem decretado Situação de Emergência por conta da estiagem, Fazenda Vilanova segue o mesmo caminho. O decreto deve ser publicado ainda esta semana. Colinas trabalha reunindo documentos para encaminhar o decreto. De acordo com o presidente do STR de Estrela, Rogério Heemann, as perdas são significativas em algumas lavouras. “É uma frustração para o agricultor que investiu bastante na soja, acreditando em um preço bom na hora da colheita, agora ver esse resultado que ficou muito abaixo da expectativa. As perdas chegam a 50% em algumas lavouras”, disse. 

A situação ainda pode piorar caso não chova nos próximos dias. Plantações como a do milho “safrinha” também podem ter perdas significativas. “Logo após a colheita principal, o plantio de milho safrinha se torna uma boa oportunidade para o produtor rural. Mas seu cultivo envolve riscos devido às condições climáticas, que não são as mais favoráveis”, salienta Heemann.

Prejuízos podem aumentar

O produtor de Estrela, Carlos André Müller, planta em Linha Santo Antônio, em Colinas. É sócio de três cooperativas e trabalha com colheitadeiras desde 1976. O filho Felipe também auxilia na produção e a família possui três caminhões para transportar a soja. Müller adquiriu a colheitadeira recentemente e depende de boa safra para pagar o financiamento. “Neste ano não pago o investimento, mas no ano que vem espero recuperar. É sempre assim, entre anos de boa safra aparece algum ruim. O negócio é continuar trabalhando sem desespero”, afirma. Ele salienta que a chuva é muito aguardada, principalmente para as novas plantações. “O milho safrinha precisa de chuva urgente, pois já sofre as consequências da seca.” Alerta ainda para a possibilidade de aumento no preço da carne devido às dificuldades para produzir o alimento.

Bom Retiro raciona água 

Segundo a Secretaria de Agricultura e a Emater de Bom Retiro do Sul, em Faxinal João da Costa, Faxinal Silva Jorge e Cruz das Almas há racionamento de água à noite. Para atenuar os efeitos, ocorre o abastecimento de reservatórios, e a limpeza e abertura de açudes e bebedouros.

Perda/redução estimada em Bom Retiro:
- Milho e silagem: 40%
- Leite: 20% a 50%
- Soja: 45% a 70%


Leia Também

UTI Covid do HBB chega a 100% de ocupação

27/04/2020

São 13 o número de leitos

Vale confirma primeiro óbito por coronavírus

24/04/2020

Idosa tinha 86 anos


Lajeadense e Languiru propiciam suporte a entidades durante a pandemia

22/04/2020

Para celebrar 109 anos, o clube organizou uma ação diferenciada em parceria com a Languiru