Estrela

Secretários de Agricultura debatem Consulta Popular e vacinação contra febre aftosa na Multifeira

Estiveram presentes representantes de 12 cidades

06/09/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa da Estrela Multifeira

A Estrela Multifeira sediou na manhã de quinta-feira, dia 5, a reunião da Associação dos Secretários de Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat). Com a presença de representantes de 12 cidades, o presidente Marco Aurélio Rohr colocou em pauta temas como a Consulta Popular que, conforme apontado pelo Codevat, pode garantir recursos para o manejo do solo em 13 localidades da região. Da mesma forma, ele relatou a intensão de conseguir uma audiência pública para que os produtores opinem sobre o fim da obrigatoriedade da vacina contra a febre aftosa.

Sobre a extinção da imunização dos animais, o secretário de Estrela, José Adão Braun, comentou que o setor se encontra diante de um grande impasse, visto que se trata de uma arma para prevenir doenças e que um foco pode acabar com a economia de todo o país. Na sua avaliação, ninguém é contra a decisão, desde que haja a devida vigilância e a garantia de indenização em um eventual caso. Diante disso, a associação decidiu buscar apoio da Fetag para que esses dois pontos sejam defendidos e que se realizem estudos para que permaneça a exigência de pelo menos uma dose ao ano.

O grupo ainda debateu divergências nas declarações feitas à Receita Federal sobre o valor das propriedades, o programa Troca-Troca de milho, emissão de notas eletrônicas e fiscalização das agroindústrias, especialmente as que trabalham com carnes. O próximo encontro da Asamvat está agendado para o dia 19 de setembro, durante a Santa Flor, em Santa Clara do Sul.


Leia Também

Soges busca opções para se manter

27/12/2019

Direção do clube centenário diz que não tem como arcar com indenização milionária e pensão vitalícia

Câmara de Vereadores devolve R$ 100 mil ao Executivo

27/12/2019

Entrega de documento foi realizada na tarde de quinta-feira


Prefeitura faz ponto facultativo nos dias 30 e 31 de dezembro

27/12/2019

Município vai manter somente os serviços essenciais no período. Dia 1º não haverá coleta de lixo

Inscrições de crianças na Central de Vagas das Emeis até esta sexta-feira

27/12/2019

Período só será retomado em fevereiro