Colinas

Segundo FIrjan, Colinas é a 15ª cidade com a saúde mais desenvolvida do país

11/07/2018 - Colinas

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

Quase metade dos 5.565 municípios brasileiros registrou um nível alto de desenvolvimento em saúde em 2016, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Mesmo entre esses bons índices, dois estados se destacam: os 17 primeiros lugares da lista são todos de cidades no interior do Rio Grande do Sul e do Paraná. Indo mais longe, dos 50 municípios com melhor índice de saúde, 39 estão na região Sul – e 30 deles só no Rio Grande do Sul. Entre eles, a cidade de Colinas, com índice em 0,9777.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Nietiedt, esses dados representam o dia a dia da secretaria, onde atua uma competente equipe que busca o cuidado integral da população, desde a gestação até o final da vida. “Estamos investindo constantemente na ampliação da atenção básica de saúde à população, onde além de disponibilizar consultas médicas também ofertamos grupos de educação e promoção da saúde, buscando a prevenção de doenças. Para tornar isso possível os profissionais estão em constante processo de capacitação nas suas áreas de atuação, uma vez que isso resulta em atendimento eficiente à população. Além disso, o município investe fortemente em atenção hospitalar de baixa e média complexidade, além de buscar qualidade e agilidade no encaminhamento de pacientes para altas complexidades”, enaltece.

Entenda

A Firjan analisou quatro critérios: proporção de atendimento adequado de pré-natal (garantia de consultas e exames pré natal, além de grupo de gestantes e família - paternidade consciente); óbitos por causas mal definidas - quanto menor a proporção, melhor – (visitas domiciliares e atendimento de cuidados paliativos, além de investir em prontuário eletrônico); óbitos infantis por causas inevitáveis (atendimento pediátrico e acompanhamento prioritário à primeira infância); e internações sensíveis à atenção básica (visitas domiciliares, discussões de casos e grupos de saúde.

A leitura dos resultados é feita considerando-se 0 a menor pontuação possível, e 1 a maior. Quanto mais próximo de 1 o índice, portanto, maior o desenvolvimento da cidade naquele quesito. Pontuações acima de 0,8 levam a um índice considerado alto; entre 0,6 e 0,8, o desenvolvimento é considerado moderado; de 0,4 a 0,6, a avaliação é regular; e abaixo de 0,4 o estágio de desenvolvimento é baixo.


Leia Também

Ary Herrmann ganha comenda João de Barro

31/10/2018

Homenagem é entregue aos destaques das regiões tradicionalistas

Caminhada do Sol Poente e Lua Cheia é sábado em Colinas

26/10/2018

Serão percorridos dez quilômetros por caminho junto da ferrovia


Workshop Musical marcará atividade do Outubro Rosa e Novembro Azul

16/10/2018

Evento ocorre neste sábado, dia 20 de outubro, em Colinas

Colinas promove 1º Festival de Primavera

16/10/2018

Evento ocorre neste domingo, dia 21 de outubro