Estado

Seminário Cipave mostra resultado das parcerias nas escolas

Diretores de seis escolas de Porto Alegre expuseram as melhorias trazidas aos alunos desde fevereiro, quando receberam a ajuda dos chamados Parceiros da Cipave

27/06/2018 - Estado

Gestores escolares de Porto Alegre, entidades apoiadoras e autoridades da Educação participaram, na manhã desta terça-feira, dia 26, na Assembleia Legislativa, do Seminário do Programa das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). Durante o evento, diretores de seis escolas de Porto Alegre expuseram as melhorias trazidas aos alunos desde fevereiro, quando receberam a ajuda dos chamados Parceiros da Cipave.

Presente em mais de 95% da rede estadual, a Cipave inovou este ano. Buscou parceiros como Ongs, OAB e outros órgãos que, de forma voluntária, possam ajudar alunos com palestras e outras ações preventivas contra a violência. Seis escolas mostraram os resultados obtidos com a atuação, desde fevereiro, dessas parcerias.

“Além de vermos os resultados, este seminário nos permite celebrar o congraçamento de muitas parcerias em torno do trabalho da Cipave. O governo do Estado tem trabalhado intensamente as parcerias com as mais diversas organizações da sociedade, e a área da Educação tem sido beneficiada”, disse o secretário da Educação, Ronald Krummenauer. “O trabalho desenvolvido pela Cipave já colhe frutos e está mudando para melhor a realidade das escolas gaúchas”, elogiou o secretário.

Antes das apresentações das diretoras de escolas, os presentes assistiram a uma performance dos alunos da orquestra do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre. Com instrumentos de sopro, percussão e teclado, eles apresentaram o Hino Nacional e vários sucessos internacionais da música pop. Em seguida, o poeta Bruno Negrão, representante da ação Tribo nas Trilhas da Cidadania, contou um pouco sobre o trabalho de seu grupo e foi bastante aplaudido ao declamar duas poesias, de sua autoria, retratando a realidade da maioria das escolas gaúchas. 

Superando expectativas

“Recebemos o apoio do Amigo Acolhedor e, sinceramente, eu não esperava resultados tão bons. Até os alunos ficaram surpresos com o acolhimento que tiveram. Tivemos ainda o Papo de Responsa, e foi excelente, pois usam a linguagem certa para lidar com os alunos”, declarou a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Líbano, Ângela Martins.

Presidente da Ong Amigos Solidários e voluntário da Fundação Milton Campos, Vitor de Alcântara relatou para do trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Julio de Castilhos, o Julinho. “Através de palestras e outras ações, combatemos a droga e, também, o consumo de álcool nas escolas. O Rio Grande do Sul é o estado com maior consumo de bebidas entre alunos do ensino médio, a gente já flagrou até estudantes que traziam bebida alcoólica nas térmicas, fingindo ser água para chimarrão. Temos de acabar com isso”, disse.  

Nos municípios

Coordenadora da Cipave, Luciane Manfro afirmou que o programa, recentemente, começou a ser implantado em escolas municipais de 43 cidades gaúchas. “É um incentivo ainda maior para buscar a paz no ambiente escolar. Há muito trabalho a ser feito, mas quando vemos os resultados, temos convicção de que estamos no caminho certo”, afirmou.

O 26 de junho marca o aniversário de seis anos da Cipave, criada em 2012 pela lei 14.30, de autoria da então deputada estadual Maria Helena Sartori. “Não só a data, mas todo o trabalho que foi feito até aqui, é motivo de comemoração”, enalteceu a diretora do Departamento de Justiça da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Ana Maria Severo.

Participaram ainda do seminário a secretária adjunta da Secretaria da Educação (Seduc), Iara Wortmann, e a vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia, além de representantes de pelo menos 70 escolas da capital. 

Escolas que falaram ontem sobre as parcerias iniciadas em fevereiro:

EEEF Nossa Senhora da Conceição

EEEF Venezuela

Colégio Estadual Júlio de Castilhos

EEEF Tito Marques Fernandes

EEEF Monte Líbano

EEEM Otávio Rocha 

Parceiros da Cipave:

Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Irmãos Quiróz, Escola da Vida Brahma Kumaris, Seicho No Ie, Parceiros Voluntários, Faders, Papo de Responsa, Amigos Solidários, Secretaria da Sáude, Vida Urgente, Escoteiros do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil e Brasil sem Grades.


Leia Também

Estado divulga regras da 41ª Expointer; veja como acessar

16/07/2018

Feira ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Inscrições para agroindústrias na Expointer terminam na sexta-feira

10/07/2018

Feira ocorreu em agosto, em Esteio; Os empreendedores familiares devem procurar as entidades parceiras Emater, Fetag, Fetraf e Via Campesina para efetuar o registro


Estado já pode incluir devedores de IPVA na dívida ativa

05/07/2018

A Secretaria Estadual da Fazenda está autorizada a negativar o nome de proprietários de veículos, em atraso desde o último dia 29 de junho

Inscrições para agroidústrias, para Expointer 2018 estão prestes a encerrar

04/07/2018

Confira a lista de documentos necessária para participar da feira que ocorre em agosto