Estrela

Sine/FGTAS faz mudança para junto do Poupa Tempo Estrela

Escritório local funcionará em ponto que já concentra outros serviços de apoio ao trabalhador e cidadão

01/02/2019 - Estrela

O local que receberá a estrutura do Sistema Nacional de Emprego (Sine)/Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em Estrela já recebe as adequações necessárias. Uma alternativa para evitar que o escritório local do importante meio de amparo ao trabalhador fechasse foi encontrado antes do tempo previsto pelo Governo Municipal, que liderou as negociações mesmo sem ter responsabilidades sobre a instituição nacional/estadual. A unidade irá, a partir de segunda-feira, dia 4, funcionar na Prefeitura local, junto aos demais serviços do Poupa Tempo, cuja entrada se dá pela Rua 13 de Maio, nº 261, em sala frente a uma das antigas sedes do Sine.

Com o atraso de alguns meses no repasse da verba destinada ao pagamento do aluguel da atual sala do Sine Estrela por parte do Ministério do Trabalho, que também ficava na Rua 13 de Maio, a unidade local, responsável por mais de 5 mil atendimentos em 2018, estava ameaçada de fechar. Agora, o município cederá gratuitamente o espaço público à unidade, e a Fundação Gaúcha seguirá responsável por arcar com as despesas dos três servidores que realizam os diversos serviços, entre eles o encaminhamento do Seguro-desemprego e da Carteira de Trabalho e Previdência Social, como também na intermediação entre empresas e trabalhadores na demanda da mão de obra disponível.

O acerto da proposta encaminhado pela Administração Municipal foi fechado na última terça-feira (29), em Porto Alegre, em reunião que contou com as presenças do prefeito Rafael Mallmann, os secretários municipais Henrique Lagemann e José Itamar Alves; e os diretores do Sine e FGTAS, Rogério Grade, Darci Cunha e Diego Cettolin. A alternativa encontrada foi considerada a mais viável no momento. Outra que chegou a ser analisada era a de levar a unidade do Sine para a sala onde funcionava o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs/IPE), na Rua Marechal Floriano, que é um espaço de domínio estadual, e reabrir este na sede da prefeitura com a cedência de um servidor para o atendimento ao público. Uma alternativa ao escritório do IPE local, fechado desde 2105, segue sendo estudada.

 


Leia Também

Municipalização avança na ERS-129

15/02/2019

Há uma pré-agenda com a Secretaria de Logística e Transportes do Estado dia 20

Produtores recebem certificação de produção orgânica

15/02/2019

Cadastro permite a comercialização dos produtos para o consumidor final


Câmeras para coibir descarte incorreto

15/02/2019

Ação proposta pelo secretário do Meio Ambiente visa diminuir a quantidade de materiais acondicionados em locais impróprios

Mãe pede ajuda para custear estadia

15/02/2019

Estevan, de 5 anos, luta contra a leucemia e família precisa de ajuda financeira para permanecer em Curitiba após o procedimento