País

STF julgará habeas corpus de Palocci na próxima semana

Julgamento será decisivo para manter a validade das prisões preventivas que foram decretadas pelo juiz federal Sério Moro e o ministro Edson Fachin.

13/11/2017 - País

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima semana, na quinta-feria, dia 23, o julgamento sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-ministro Antonio Palocci, preso desde setembro do ano passado em função das investigações da Operação Lava Jato. O julgamento será decisivo para manter a validade das prisões preventivas que foram decretadas pelo juiz federal Sério Moro e o ministro Edson Fachin.

Em maio, Fachin rejeitou individualmente o pedido de liberdade e enviou o caso ao pleno para tentar obter apoio da Corte para manter as prisões na Lava Jato. Fachin é relator das ações da operação no colegiado e foi derrotado, por maioria, na votação que concedeu liberdade ao ex-ministro José Dirceu, em maio.  Antes da decisão que beneficiou Dirceu, os empresários José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PP João Claudio Genú foram soltos por decisão da Turma.

Na decisão em que negou liberdade provisoriamente a Palocci, Fachin entendeu que não há nenhuma ilegalidade na decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a prisão. "O deferimento de liminar em habeas corpus constitui medida excepcional por sua própria natureza, que somente se justifica quando a situação demonstrada nos autos representar manifesto constrangimento ilegal, o que, nesta sede de cognição, não se confirmou", afirmou o ministro.


Leia Também

Receita passa a cobrar CPF de dependentes a partir de 8 anos de idade

20/11/2017

Instrução normativa com a mudança foi publicada na segunda-feira, dia 20, no Diário Oficial da União

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro

20/11/2017

Portaria com a prorrogação do prazo será publicada na terça-feira, dia 21, no Diário Oficial da União (DOU).


Receita paga hoje o sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2017

16/11/2017

Lote contempla 2.358.433 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões

STF julgará habeas corpus de Palocci na próxima semana

13/11/2017

Julgamento será decisivo para manter a validade das prisões preventivas que foram decretadas pelo juiz federal Sério Moro e o ministro Edson Fachin.