Vale do Taquari

Última semana para vacinação contra poliomielite e sarampo

Campanha nacional segue até sexta-feira. Números em Estrela melhoram muito nos últimos dias

28/08/2018 - Vale do Taquari

Realizada desde o dia 6 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) entra na sua reta final. Pais que ainda não levaram seus filhos a se vacinarem contra as duas doenças têm até a próxima sexta-feira, 31 de agosto, para buscar a imunização. Em Estrela a operação seguirá centralizada na Unidade Básica de Saúde Central (Rua Coronel Brito, 1058), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela comemora os bons resultados dos últimos dias, apesar de ainda não ter atingido a meta nacional proposta, como na maioria dos municípios do país.

As orientações da campanha, como quem tem direito à vacina, foram definidas pelo Ministério da Saúde. O público-alvo são as crianças entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de 5 anos. A meta nacional estipulada é de 95% de cobertura. Em Estrela o foco é a vacinação de 1,4 mil crianças, o que até superaria os 95% da meta nacional. Até a tarde da última sexta-feira foram vacinadas 1.174 crianças, ou mais de 83% do número total desde o início estipulado para o município.

A busca pela vacina se tornou mais constante após a realização do Dia D, em 18 de agosto, e também na semana seguinte. De acordo com a coordenadora do setor, a enfermeira Carmen Hentschke, a procura dos pais pela imunização dos filhos tem se tornado mais constante com a aproximação do fim da campanha. "Na última quinta e sexta-feira tivemos um movimento bastante intenso, principalmente nas horas mais de fim da tarde", diz.

"Pelos números gerais nos restam 226 crianças, mas talvez algumas até já tenha sido vacinadas hoje e não entraram ainda para nosso relatório. Por isso acredito que, se mantido o movimento da última semana e a tradição de muita gente deixar até o momento limite, devemos alcançar a nossa meta de 1,4 mil crianças. Mas seguimos reiterando que toda criança nesta faixa etária deve ser vacinada e o quanto antes." Os agentes da secretaria ressaltam a importância dos pais levarem as Carteiras de Vacinação dos filhos, para que o registro seja feito e o controle siga a rotina. Mais informações pelos telefones 3981-1118 e 3981-1136, direto com o setor responsável.


Leia Também

UTI Covid do HBB chega a 100% de ocupação

27/04/2020

São 13 o número de leitos

Vale confirma primeiro óbito por coronavírus

24/04/2020

Idosa tinha 86 anos


Lajeadense e Languiru propiciam suporte a entidades durante a pandemia

22/04/2020

Para celebrar 109 anos, o clube organizou uma ação diferenciada em parceria com a Languiru