Imigrante

Um motivo a mais para sorrir

Desde 2017, 307 próteses dentárias foram entregues à população por meio do Programa Brasil Sorridente, do governo federal

01/02/2019 - Imigrante

O serviço de atendimento odontológico é um dos que mais se destaca em Imigrante, com uma média de 1,1 mil procedimentos realizados por mês na Atenção Básica. No total, são três consultórios odontológicos, dois no Centro de Saúde da Família e um na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Daltro Filho.

O programa federal Brasil Sorridente, no qual a prefeitura é cadastrada, permitiu a entrega de 307 próteses. No sábado, dia 26, mais de 90 pessoas compareceram ao Centro de Saúde da Família para participar da quarta etapa de triagem. “Eles se habilitam para receber próteses totais e parciais removíveis e todos podem participar, basta ter o Cartão SUS atualizado”, explica a secretária de Saúde e Assistência Social, Regiane Möllmann.

O município se credenciou na ação em 2017 e, inicialmente, possuía o custeio de 20 próteses mensais, número que aumentou para 34 em 2018. “Esperamos com isso atender toda a população que necessita do serviço, porque a saúde bucal, nos tempos atuais, é muito importante para a saúde geral das pessoas. Somos o que ingerimos”, comenta.

No total, já foram destinados mais de R$ 58 mil para o programa, utilizados para a confecção das próteses. Mas, além deste valor, há ainda a contrapartida municipal. “Recebemos um recurso mensal, mas toda e qualquer outra despesa que envolva restauração, extração ou a própria moldagem parte de investimentos do município”, afirma Regiane.

Foco na prevenção

Para atender a população, dois cirurgiões dentistas atuam no município, somando 64 horas semanais. Com destaque para a prevenção, também ocorrem outros programas além do Brasil Sorridente, como o Saúde na Escola e o Sorrindo para o Futuro, em parceria com o Sesc, que disponibiliza kits de escovação aos alunos e mensalmente possibilita uma avaliação da higiene bucal. “Trabalhamos com a educação em saúde, orientações de higiene bucal e atividades educativas ligadas à saúde, além de mensalmente fazermos visitas nas escolas para orientar quanto à escovação e hábitos alimentares”, explica o cirurgião dentista, especialista em Saúde da Família, Jonas Caríssimi.

Sorriso novo

Após ser uma das contempladas no programa, Ritta Rohde Funke, de 82 anos, é só sorrisos. Em outubro de 2018 completou um ano desde que ela colocou duas novas próteses. “Se eu soubesse teria trocado anos antes. Eu tinha muito medo, porque para muita gente não dá certo, mas eu não tive nenhuma complicação. Todo mundo achou muito bonito os meus dentes”, conta, orgulhosa. 

Horários 

Em Imigrante, o atendimento odontológico tem horário estendido até as 19h nas terças, quartas e sextas-feiras na UBS de Daltro Filho; e nas segundas e quintas-feiras no Centro de Saúde da Família.  


Leia Também

Imigrante recebe duas vans para a saúde

15/02/2019

As vans foram adquiridas pelo valor total de R$431.600,00

Agora é lei: só canudinhos sustentáveis

15/02/2019

Medida tem por objetivo evitar o acúmulo de plástico na natureza


Lei que proíbe canudinhos em Imigrante é aprovada

12/02/2019

Autoria do projeto é do vereador Tiago Caio (PP)