Colinas

Uso de plantas medicinais por diabéticos é apresentada por Colinas na Univates

31/07/2018 - Colinas

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa

Entre os dias 26 e 28 de julho ocorreu, na Univates, a 12° Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas. Dentre os trabalhos apresentados, a Secretaria Municipal de Saúde de Colinas expôs o relato de experiências intitulado “A experiência no Uso das Plantas Medicinais por Pessoas Portadoras de Diabetes no Município de Colinas”. A exibição contou com a participação da técnica de enfermagem Eliane Neuhaus, coordenadora do departamento de saúde, Ana Paula Jasper, extensionista da Emater-RS/Ascar, Cleide Gutierres e da integrante do grupo Zuckergruppe, Edelcard Hartmann.

Segundo as informações coletadas pela Estratégia de Saúde da Família de Colinas, 6% da população do município é diabética, ocorrendo o aumento gradativo desses índices. “Percebemos que vários pacientes não conseguiam aderir ao tratamento ou necessitavam de maior acompanhamento, por isso a equipe decidiu pela criação do grupo, onde atendemos o paciente, mas também seus familiares, criando assim o Zuckergruppe”, afirma Eliane.

Assim, pacientes diabéticos e pré-diabéticos passaram a ser assistidos em grupos quinzenais, acompanhados por médico, nutricionista, técnica de enfermagem e educador físico, além de outros profissionais que participam aos serem convidados. Nestes encontros são realizadas palestras, compartilhadas dúvidas e experiências exitosas, receitas, feito o acompanhamento dos índices de glicose, das úlceras diabéticas, dentre outras atividades. “Participar do grupo me ajudou a perder o medo da diabetes ensinou o preparo de diferentes alimentos, como a batata yacom. O grupo foi muito importante para isso acontecer”, sustenta Edelcard. Ana Paula acredita que a iniciativa é muito positiva por mostrar que o cuidado com a saúde da população se faz em diferentes espaços, como um encontro em grupo e um horto de plantas.

Outra estratégia que vem sendo implementada, em parceria com a Emater-RS/Ascar, é o Projeto Farmácia Verde, apoiado no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com o controle e aval da ANVISA e Vigilância Sanitária. Com este projeto foi colocado à disposição da população através do horto de plantas fitoterápicas, localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde. Nele são encontradas espécies cujo uso está liberado pelos órgãos oficiais para uso no tratamento ou prevenção à diabetes, bem como de outras intercorrências relacionadas à doença. Algumas plantas disponíveis são stevia, camomila, malva, espinheira santa, babosa e batata yacom.


Leia Também

Feira comercializa 600 quilos de peixe em Colinas

22/04/2019

Houve a comercialização de carpas prateada, húngara e cabeça grande

Imigrante abre processo de escolha de Conselheiros Tutelares

22/04/2019

As inscrições seguem até o dia 15 de maio


Concurso elege melhores ornamentações de Páscoa de Colinas

18/04/2019

A iniciativa foi promovida pela Administração Municipal

Inaugurado asfalto na comunidade de Ano Bom Alto

12/04/2019

A obra contempla 1.710 metros de extensão