05/04/2019 - Estrela
Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann
O demonstrativo de vagas positivas de emprego trazido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pode ser um indicativo de recuperação da economia nas indústrias de transformação de Estrela. Em fevereiro deste ano o setor contratou três vezes mais que no mesmo período de 2018, quando registrou um número negativo, demitindo mais que contratando.
Também é responsável, entre os demais setores (comércio, serviços, construção civil, etc), pelo maior número de contratações nos dois primeiros meses de 2019. No total, foram 79 novas vagas, enquanto os demais, juntos, admitiram apenas 11 servidores.
Cenário otimista, mas realista
Proprietário da Rota Indústria Gráfica e presidente da Estrela Multifeira 2019, Henrique Purper afirma que aumentou em cerca de 15% o quadro funcional este ano na empresa com novas contratações e que a expectativa é de que o número cresça ainda mais. “A maioria dos empresários contratou na indústria, porque realmente estamos com um volume maior de trabalho nos últimos três meses”, comenta.
Porém, a preocupação é que o cenário de crescimento seja passageiro e ainda um reflexo do fim de ano. “É um período que sempre aquece, porque em janeiro e fevereiro o comércio vai às compras na indústria para repor o que vendeu, então não sabemos se é realmente um crescimento ou uma reposição”, destaca.
Crescimento
O empresário mantém as expectativas positivas, mas prefere aguardar mais alguns meses para afirmar a recuperação. “Eu acredito que tivemos um crescimento, que isso representa uma recuperação, mas precisaremos analisar isso daqui uns três meses, para ver se continua desta forma e ver a efetividade disso”, comenta.
Diante das novas contratações, Purper se mostra otimista. “Espero que o capital estrangeiro venha investir aqui, que o governo não atrapalhe as indústrias e que o emprego cresça ainda mais, porque isso traz de volta a confiança do consumidor”, comenta.
13/12/2019
Leandro Görgen saiu do hospital esta semana após sobreviver a uma descarga elétrica em Estrela
13/12/2019
Vara de Execuções Criminais repassou R$ 184 mil a entidades, sendo o recurso oriundo de multas e verbas pecuniárias
12/12/2019
Atendimento no atual endereço estará fechado a partir desta quinta-feira (12). Novo local abrirá portas dia 17
12/12/2019
Tarefa final e divulgação dos vencedores aconteceu na noite de terça-feira, no Parque Princesa do Vale