Estrela

Vagas de emprego na indústria triplicam

Cenário é de otimismo, pois nos primeiros meses de 2018 setor demitiu mais

05/04/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Henrique Purper

O demonstrativo de vagas positivas de emprego trazido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pode ser um indicativo de recuperação da economia nas indústrias de transformação de Estrela. Em fevereiro deste ano o setor contratou três vezes mais que no mesmo período de 2018, quando registrou um número negativo, demitindo mais que contratando.
Também é responsável, entre os demais setores (comércio, serviços, construção civil, etc), pelo maior número de contratações nos dois primeiros meses de 2019. No total, foram 79 novas vagas, enquanto os demais, juntos, admitiram apenas 11 servidores.

Cenário otimista, mas realista

Proprietário da Rota Indústria Gráfica e presidente da Estrela Multifeira 2019, Henrique Purper afirma que aumentou em cerca de 15% o quadro funcional este ano na empresa com novas contratações e que a expectativa é de que o número cresça ainda mais. “A maioria dos empresários contratou na indústria, porque realmente estamos com um volume maior de trabalho nos últimos três meses”, comenta.

Porém, a preocupação é que o cenário de crescimento seja passageiro e ainda um reflexo do fim de ano. “É um período que sempre aquece, porque em janeiro e fevereiro o comércio vai às compras na indústria para repor o que vendeu, então não sabemos se é realmente um crescimento ou uma reposição”, destaca.

Crescimento

O empresário mantém as expectativas positivas, mas prefere aguardar mais alguns meses para afirmar a recuperação. “Eu acredito que tivemos um crescimento, que isso representa uma recuperação, mas precisaremos analisar isso daqui uns três meses, para ver se continua desta forma e ver a efetividade disso”, comenta.

Diante das novas contratações, Purper se mostra otimista. “Espero que o capital estrangeiro venha investir aqui, que o governo não atrapalhe as indústrias e que o emprego cresça ainda mais, porque isso traz de volta a confiança do consumidor”, comenta.

 


Leia Também

ALFAB&LETRAR realiza ações em escolas

19/09/2019

Projeto da Univates atua em duas escolas de Estrela

Desfile encerra festejos em Estrela

19/09/2019

Programações alusivas à Festa dos Gaúchos incluem apresentações artísticas e almoço com o tradicional costelão


Alunos do IEEEM protestam contra corte de árvores

19/09/2019

Fato ocorreu na Rua Mathias Ruschel Sobrinho, ao lado do IEEEM

Apenas 14,9% das vagas de emprego foram preenchidas

19/09/2019

De janeiro a junho, apenas 60 vagas, das 401 oferecidas, foram preenchidas