Estrela

Vereador critica santinhos perto de seções

Na tribuna, Ernani de Castro (MDB) mostrou panfletos recolhidos no domingo, dia 7, por servidores do município

11/10/2018 - Estrela

O vereador Ernani de Castro (MDB) criticou, na tribuna da sessão do Legislativo de segunda-feira, dia 8, o derramamento de santinhos perto de seções eleitorais no Bairro Boa União, em Estrela. Ele citou que no domingo, quando ocorreu o primeiro turno das Eleições 2018, encontrou vários panfletos ao se dirigir para votar, durante a manhã, e parte dos materiais ele mostrou durante sua fala para os colegas e a comunidade. “Durante a campanha vi várias propagandas políticas pelo chão. Mas o que mais me chocou foi ver perto das urnas. Quem faz essa sujeira não deveria ser eleito.”

Conforme o parlamentar, a Secretaria de Obras Públicas foi acionada e recolheu os panfletos, que eram de vários candidatos. “Teve de disponibilizar pessoas, pagar hora extra, gastar combustível.” Disse que recolher lixo em pleno domingo não é correto e que a situação causou indignação em muita gente. “Que isso não ocorra mais.” O vereador lembrou que a legislação de Estrela proíbe jogar folderes de propaganda nas ruas, no para-brisa de veículos e nos pátios das residências.

As eleições também foram destacadas por outros vereadores. Márcio Mallmann (PP) contou um episódio ocorrido no Distrito de Delfina. “Eu estava indo para casa depois de votar quando me deparei com um carro, um Corolla, com placas de Estrela, num canteiro de flores. Uma senhora sentada e nitidamente pedindo para empregada, fiz essa leitura, arrancar flores do canteiro e levando para o carro. Eu parei e saí gritando, falando para deixarem as mudas e saírem. Depois querem falar de corrupção. Essas pessoas se sentem no direito de pegar o que não é delas.”

Discussão entre edis

Volnei Zancanaro (PR) criticou as pessoas que fizeram campanha para candidatos de outras regiões. “Tenho certeza que se nós 13 nos uníssemos, teríamos um estadual e um federal. Fico triste quando cada um puxa para um lado.” As palavras não foram bem recebidas por colegas e, quando deixava o espaço da tribuna, Zancanaro e Felipe Schossler (PTB) começaram uma discussão, sendo necessária a intervenção da Mesa Diretora.

Mudanças nas urnas

Norberto Fell (PPS) disse que depois do momento democráticos nas urnas, todos esperam um Brasil melhor. Elio Kunzler (PTB) disse que devido ao momento de turbelência e de crise política no Brasil muitos políticos foram trocados, agradecendo aos eleitores pelas mudanças. Apenas lamentou a não eleição do vice-prefeito Walmor Griebeler a deputado estadual pelo PV.
João Braun (PP) também comentou sobre as mudanças nas urnas e salientou que políticos não são autoridades e que a população julga. “A grande ferramenta hoje é a internet que não deixa o povo esquecer nada.” Reforçou que a população tem que cobrar mais, pois será um Congresso mais eficiente.

Mulheres

Débora Martins (MDB) destacou o avanço das mulheres nestas eleições, citando a delegada Márcia Scherer, que fez 28.603 votos, sendo que 3.381 em Estrela. Conforme a vereadora, mesmo não se elegendo, a candidata foi bem votada. Lamentou que, mais uma vez, a região não elegeu nenhum deputado estadual.

Marco Wermann (PV) disse que o Brasil saiu dividido nesta eleição e que sempre foi do regime democrático, pois a cultura do respeito tem que existir. Também agradeceu o apoio da comunidade a Valmor Griebeler. Ainda lamentou a postagem de propaganda adulterada para tentar enganar os eleitores.

Recuperação de ruas

Felipe Schossler (PTB) destacou o trabalho de recuperação na Avenida Rio Branco e solicitou mais atenção para o acesso à Transantarita. Salientou que em breve devem receber melhorias as ruas 20 de Maio e Geraldo Pereira. Volnei Zancanaro (PR) pediu a recuperação da Rua Ermindo Lohmann, que apresenta vários problemas que dificultam a trafegabilidade.

Tiago Lehnen (PSDB) disse que a Secretaria de Obras Públicas atendeu seu pedido e tapou buracos no asfalto nas proximidades da Rodoviária de Estrela. Disse que também solicitou reparos em ruas do Loteamento Alto da Bronze, pois as chuvas dos últimos dias causaram muitos estragos. Elio Kunzler (PTB) também agradeceu solicitações atendidas pela pasta e elogiou a repavimentação de várias ruas.

 


Leia Também

Cidadãos estrelenses receberão IPTU em casa

18/12/2018

Guias serão enviadas pelos Correios, assim como a Taxa do Lixo. Prazo para quitar o tributo com o desconto de até 12% se encerra dia 03/01

Novas profissionais do Mais Médicos já atuam no município

17/12/2018

Elas iniciaram atendimentos na semana passada, nos ESFs dos bairros das Indústrias e Moinhos


Estrela autoriza licitação para pavimentação de mais 36 ruas

17/12/2018

Obras serão executadas por meio do Projeto Avançar Cidades, com investimento de R$ 11 milhões

Cooperativa Escolar de Estrela arrecada brinquedos

17/12/2018

Ação social foi realizada pela Cooperpin, uma das novas cooperativas escolares da temporada 2018 do programa