Imigrante

Vereadores Mirins definem projetos

Alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Arco-Íris e Santo Antônio formam a Câmara Mirim

05/04/2019 - Imigrante

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

A fim de mobilizar os estudantes para participar de uma jornada de conhecimento sobre a função legislativa, e os direitos e deveres de cidadãos e agentes políticos, Imigrante empossou os Vereadores Mirins para o mandato de 2019. A Câmara foi composta por alunos de 8º e 9º anos, eleitos pelas turmas para representá-los e apresentar suas demandas.

Da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris foram escolhidos Ana Júlia Ermani Lagemann, Flávia Alessandra Marasca, Thamires Möllmann, Thayla Nauani Spellmeier, Vitória Heloísa Schneider, e a suplente Isadora Spellmeier. Da Emef Santo Antônio foram escolhidos Cibelli Schaeffer, Lara Mallmann Wilsmann, Letícia Schulz, Matheus Eduardo Möllmann, e a suplente Maiara Nabinger. A Mesa Diretora foi eleita por aclamação e ficou composta pela presidente Lara, vice Letícia e secretária Thayla.

Projetos

A próxima Sessão Mirim ocorre apenas no dia 11 de junho, mas desde que foram empossados, os alunos trabalham para definir os projetos que serão apresentados na ocasião. 

Emef Santo Antônio:

Uma das requisições dos Vereadores Mirins é de que durante as sessões seus pedidos sejam ouvidos e trabalhados com respeito e atenção. “Queremos o bem da população. Alguns já sugerimos e não foram atendidos, por isso, traremos novamente”, destaca Lara.
Entre as requisições dos alunos estão a arborização na rua da escola, para que tenha sombra no local; apoiadores de bicicleta para os alunos que usam em suas atividades de contraturno e precisam deixá-las deitadas no chão e sobre a calçada; aulas de Italiano e Alemão (projeto que já funcionou na escola); e a instalação de banheiros públicos nas praças dos bairros.
“Com orgulho de serem imigrantenses, os Vereadores Mirins buscam saber das necessidades e elaborar projetos que beneficiem a todos, por isso, agradecemos a oportunidade e pedimos a atenção dos parlamentares”, destaca a presidente.

Emef Arco-Íris:

Os Vereadores Mirins da Arco-Íris, preocupados com a qualidade de vida e sustentabilidade do município, pretendem elaborar projetos que abordem essas questões. Uma das propostas que será levada à sessão é a aquisição e distribuição de lixeiras grandes a serem instaladas pelas ruas da cidade, complementando as seletivas que já existem. “As pessoas colocam os sacos com lixo perto das lixeiras, que são pequenas. Os cachorros rasgam os plásticos e espalham o lixo pelas ruas”, comenta Flávia.

Além disso, pretendem buscar recursos para a própria escola, com o objetivo de melhorar atividades desenvolvidas. “Uma ideia para ser apresentada na próxima sessão é a solicitação de auxílio financeiro para a aquisição de materiais esportivos para a escola, pois queremos incentivar a prática de atividades físicas”, destaca Thayla.


 


Leia Também

Divulgadas as bandas do 6º Dia Mundial do Rock

27/05/2019

Programação ocorre em julho, em Imigrante


Aplicativo divulga informações turísticas

26/04/2019

Lançamento oficial ocorre no dia 2 de maio, no Cactário Horst, um dos locais que atrai visitantes de diferentes lugares

Fim de semana de Paixão de Cristo

12/04/2019

Programação alusiva à Semana Santa ocorre no Convento Franciscano São Boaventura, em Daltro Filho, a partir das 19h