Estrela

Visita à Usina de Lixo integra programação da Semana do Meio Ambiente

Autoridades municipais e convidados acompanharam trabalho de separação dos resíduos na UTL

06/06/2018 - Estrela

Na tarde desta quarta-feira, dia 6, integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, secretários municipais, vereadores e convidados visitaram a Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela.  A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que segue até sábado. O objetivo é sensibilizar a população a respeito da importância da educação ambiental e correta separação dos resíduos domésticos.
O secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, apresentou números relativos ao recolhimento de lixo no município em 2017. A UTL, segundo ele, recebeu 1,1 milhão de quilos de lixo seco, dos quais 96% foram selecionados. Já em relação ao lixo orgânico a quantidade recebida chegou a mais de 4,6 milhões de quilos. No total foram 5,8 milhões de quilos, dos quais 30,99%  foi feita a triagem. "Isso demonstra a importância da separação do lixo", frisou o secretário, ressaltando que a cidade produz cerca de 20 toneladas diárias de lixo. 
Separação do lixo
Para contribuir a população deve apenas separar o lixo produzido em suas residências em orgânico e seco e respeitar o cronograma da Coleta Seletiva que é praticada na cidade desde 2005.  Alguns materiais, de acordo com o secretário, não devem ser colocados com os resíduos domésticos, pois possuem destinação específica. É o caso de seringas, pilhas e lâmpadas, por exemplo, que ainda são encontradas em grande quantidade junto com o lixo doméstico.  
O grupo foi recebido pelo responsável da UTL, José Alfredo Sulzbach. Segundo ele, o número de acidentes com vidros e seringas descartáveis é preocupante. "Somente hoje dois funcionários se cortaram e tiveram que ser encaminhados para atendimento", revelou.  Sulzbach fez questão de mostrar sacos com uma grande quantidade de pilhas, lâmpadas e seringas que são separadas diariamente para serem encaminhadas para empresas especializadas. 
Para o representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Carlos Corbellini, a visita à UTL faz refletir sobre a importância do trabalho realizado no local.  "A gente não tem ideia do que representa a Usina. Conhecer essa realidade desperta mais a vontade de ajudar na conscientização da população", disse. 
Programação
A programação da Semana do Meio Ambiente de Estrela segue nesta quinta-feira, dia 7; às 9h, haverá palestra na Sala Verde para alunos da Emef José Bonifácio, e às 19h será realizada palestra sobre resíduos sólidos na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, para a turma de gerenciamento de resíduos do curso Técnico em Edificações. 
Na sexta-feira, dia 8, às 14h, na Escadaria do Rio Taquari, na Rua Arnaldo José Diel, haverá atividade com os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Arnaldo J. Diel. As atividades serão encerradas no sábado, dia 9, com o Dia "D" para descarte de lâmpadas e materiais eletrônicos pós-consumo. O evento ocorrerá das 9h às 12h, no calçadão da Rua Fernando Abott e receberá até cinco lâmpadas por pessoa (deve ser informado o CPF). Também haverá um mutirão de limpeza de terrenos na área central. 


Leia Também

Sem votos, sem recursos

22/06/2018

Estrela precisa 1,3 mil votos para receber verbas do Governo

Alimente-se bem no inverno

22/06/2018

Confira dicas da nutricionista Taís Hart Pezzini para manter uma alimentação saudável no período de baixas temperaturas


Estrelense lança livro dia 10 de julho

22/06/2018

Líder comunitário, político e empresarial relata histórias em obra

Cantora ganha painel na Escadaria

22/06/2018

Arte foi desenvolvida e realizada pela estudante de Design, a estrelense Luisa Born, de 21 anos