Estrela

Você sabe o que é incontinência urinária?

Condição pode ocorrer em diferentes idades, mas acomete principalmente as mulheres

08/03/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Já sentiu uma vontade súbita de ir ao banheiro e não conseguiu chegar até lá sem urinar? Ou até mesmo fez algum esforço físico e percebeu que a urina saiu por conta própria? Esses são alguns dos sintomas de quem possui incontinência urinária, a qual causa a perda involuntária da urina.

De acordo com o Ministério da Saúde, as causas podem ser o comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico; gravidez e parto; tumores malignos e benignos; doenças que comprimem a bexiga; obesidade; tosse crônica dos fumantes; quadros pulmonares que geram pressão abdominal; bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade; e procedimentos cirúrgicos ou irradiação que lesem os nervos do esfíncter masculino.

Cada pessoa possui um grau diferente de incontinência, que varia de acordo com a urgência de urinar. E é para atender a essas pessoas, com condições variáveis do distúrbio, que a Longevitá produz seis linhas de produtos. “Produzimos fraldas, absorventes, lençol absorvente e booster. As linhas atendem tanto quem sofre com a incontinência, quanto outras condições. Também trabalhamos com fraldas infantis”, destaca o diretor da empresa, Verno Arend.

Os absorventes são indicados para o pós-operatório, pós-parto e uso geriátrico, e possuem um gel de alta absorção. Já o booster é um refil para fralda e é indicado para pessoas com muita incontinência e também para o uso noturno. “É uma forma de retardar ainda mais a troca da fralda”, comenta Arend.

Para a incontinência moderada, a indicada é a Popfral, já a linha de fraldas adultas Longetivá é para quem possui a condição severa. Todos os produtos estão disponíveis nos tamanhos P, M, G, EG, e XXG. “Nós temos também o lençol absorvente que é indicado para forrar camas, sofás ou cadeira de rodas, e assim também pode substituir temporariamente a fralda do usuário para deixar o corpo transpirar. Tudo para garantir conforto para quem utiliza nossos produtos”, diz Arend.

Detalhes para ficar atento

Antes de efetuar a compra de qualquer fralda geriátrica ou outro, os consumidores devem ficar atentos à qualidade do produto e às certificações que garantam sua procedência. “As pessoas precisam olhar a indicação de peso, verificar no rótulo se consta a informação de que as matérias-primas são atóxicas, se possui o número da autorização do Ministério da Saúde, isto é, se tem licença da Anvisa para comercialização, e se constam o fabricante e SAC caso você precise fazer contato com ele”, orienta Arend.

Como escolher o tamanho correto?

Nas embalagens normalmente constam a cintura e o peso ideal para cada tamanho de fralda e o consumidor deve ficar atento a isso, já que o tamanho errado compromete sua eficiência. “O tamanho correto é um ponto bem criterioso, sempre é necessário procurar o indicado para o peso e tamanho de cintura”, complementa o diretor.  


Leia Também

Funprev chama aposentados e pensionistas para recadastramento

19/03/2019

Prazo para o recadastramento se encerra no final de abril

Estrela realiza Bazar do Artesanato de Páscoa em abril

19/03/2019

Cerca de 40 expositores devem participar do evento, que se destaca pela qualidade dos produtos


Governo de Estrela entrega cinco novos veículos para a Saúde

18/03/2019

Investimento de quase R$ 1 milhão qualifica serviços prestados à população do município

ParkChoppFest 2019 acerta primeiros detalhes

18/03/2019

Vigésima edição da festa que marca o aniversário de Estrela ocorrerá entre os dias 19 e 20 de maio