Estrela

Voluntários retiram 805 quilos de lixo do Taquari

Ação foi realizada sábado pela manhã e contou com a participação de 350 pessoas

08/04/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela

Os 350 voluntários que participaram da 13ª edição do "Viva o Taquari Vivo", realizada no sábado, dia 6, pela manhã, retiraram 805 quilos de lixo do rio e das áreas próximas ao Parque da Lagoa, em Estrela. A ação envolveu 16 entidades, 24 empresas e seis escolas, e contou com 16 embarcações. Neste ano os participantes foram divididos em equipes, que recolheram os resíduos em sete pontos. Embarcações percorreram o rio e os demais fizeram a coleta nas áreas próximas, como o acesso ao Parque da Lagoa, ruas em volta do Parque Princesa do Vale e na Rua Arnaldo José Diel, até a escadaria. 

Entre os voluntários estavam as enfermeiras Graciela Scherer e Joice Horst, do Hospital Estrela. "Esta manhã é gratificante, pois é um pouco do que podemos fazer em defesa do meio ambiente", disse Graciela, que há pelo menos seis anos está engajada na mobilização. Segundo elas, participar da ação é, ao mesmo tempo, colaborar para diminuir o impacto ambiental e a possibilidade de envolver a comunidade e as famílias, principalmente no que diz respeito à separação do lixo. "É muito bom ver que as pessoas estão engajadas. Isto é pensar no próximo", completa Joice, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do hospital.

O objetivo da mobilização é o voluntariado e a sensibilização da população em geral para a destinação correta dos resíduos. Estes aspectos foram destacados pelo secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, e pelo diretor de Planejamento da Cacis, José Ivan Maia, no ato de abertura da atividade. "Não é a maior ou menor quantidade de lixo que importa, mas a conscientização de que lugar de lixo é no lixo", enfatizou Eidelwein. 

Durante a ação funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela e da Sala Verde orientaram os voluntários quanto à correta separação do material, que depois foi levado à usina. Do montante recolhido, a maior parte foram rejeitos (425 quilos). Além disso, foram 100 quilos de vidro, 47 quilos de roupas, 45 quilos de pneus; 36 quilos de madeira, 22 quilos de ferro e outros metais, 29 quilos de plástico (duro, rígido), 25 quilos de embalagens plásticas e 20 de garrafas pet, além de 20 quilos de papel e papelão, entre outros. 

O Governo de Estrela esteve engajado em mais esta edição por meio das secretarias do Meio Ambiente e Saneamento Básico/Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Saúde, Obras Públicas, Esportes e Lazer e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. No município a ação foi organizada junto com a Cacis e Parceiros Voluntários. Desde esta segunda-feira, dia 8, alguns resíduos estão expostos na Praça Menna Barreto. Nesta terça, dia 9, às 9h e 14h, haverá atividades com alunos das redes pública e privada sobre educação ambiental, separação correta do lixo e sustentabilidade, entre outros temas. Em Estrela foram recolhidos, em 2018, 1.404 quilos de resíduos. 

Leia Também

Governo de Estrela inaugura academias ao ar livre no interior

23/04/2019

Seis localidades receberam as estruturas, que começam a ser entregues no dia 27 de abril

Jogos Escolares de Estrela adia estreia

22/04/2019

Primeira das nove competições, o atletismo que seria realizado nesta quarta-feira ocorrerá agora dia 8 de maio


Os desafios em pensar no futuro da casa de saúde

18/04/2019

Instituição que completou 90 anos de atividades no domingo, dia 14, quer ser consolidar como referência em saúde no Vale do Taquari

Especial 90 anos Hospital Estrela: uma comunidade em festa

18/04/2019

Inauguração contou com missa, visitação às novas instalações e quermesse