Notícias

Caminhada e apresentação de coral completam ações da Luta Antimanicomial

18/05/2017 17:17:03

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em todo o País sempre no dia 18 de maio, motivou uma série de atividades no município de Estrela. Na manhã desta quinta-feira, uma caminhada pelas ruas centrais de Estrela e a apresentação do Coral do Caps, na Praça Menna Barreto, marcaram as homenagens. O movimento marca a luta pelos direitos das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, visando o atendimento e o cuidado de forma humanizada, buscando romper com os preconceitos em relação às doenças mentais e proporcionar maior autonomia e qualidade de vida aos usuários dos serviços de saúde mental, assim como sua inserção familiar e social. 

Cerca de 80 pessoas participaram das atividades, entre eles os usuários e a equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), das oficinas terapêuticas das Estratégias de Saúde da Família, demais profissionais da saúde, grupos da Atenção Básica, familiares e também alguns dos alunos de escolas onde se realiza o Programa Saúde na Escola (PSE). No caminho, muitos aplausos. “A caminhada é uma amostra do orgulho que temos destas pessoas, é um sinal de respeito com quem tem algum problema de saúde mental, ao qual ninguém está livre de um dia sofrer ou ter algum familiar ou amigo que precise de apoio. Esta causa pertence a todos”, destaca Mariana Mazzarino, coordenadora municipal de Saúde Mental. “Hoje já conquistamos e temos um maior respeito da sociedade para com estas pessoas, para com o nosso trabalho. Basta ver a maior participação de nosso coral em eventos, o nosso baile, o chá, que já são mais valorizados. Mas ainda é preciso mais e seguimos na luta para isso”, completa Maria Angélica Hartmann Graff, coordenadora interina do Caps. 

Artesanatos confeccionados nas oficinas terapêuticas, fotos e cartazes também ficaram expostos. No fim, o coral do Caps realizou apresentações para quem estava na praça e aqueles que passavam pelo local. Na fanpage da Prefeitura de Estrela há o vídeo de uma das apresentações e de um trecho da caminhada. Na próxima quinta-feira, dia 25, os usuários participarão da 11ª Festa das Apaes, no Salão Comunitário Cristo Rei, dentro da programação do Festival do Chucrute. 

Saiba Mais  

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído em 1987 na cidade de Bauru-SP, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. Deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e marcou o início de uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. O movimento propõe não somente mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas questionar as relações de estigma e exclusão que se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.