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Capacitação ao novo sistema de gestão integrada de Estrela é retomada

08/08/2017 08:18:23

A manhã desta segunda-feira (07/08) marcou a retomada dos treinos e adaptação ao novo Sistema de Gestão Integrada da Prefeitura de Estrela, que começou a ser implantado na sexta-feira. Funcionários de diversos setores do governo municipal passaram a receber o treinamento quanto ao funcionamento da nova plataforma de dados e ferramentas que otimizarão o acesso a informações, tanto por parte de funcionários como de cidadãos, o que facilitará e agilizará os atendimentos e o andamento das mais diversas requisições, tudo com mais segurança. O atual processo de treinamento deve se estender até o próximo dia 11. Funcionários da Câmara de Vereadores também participam, pois sistema estará integrado ao da Casa Legislativa.

O atendimento ao público na prefeitura seguirá aberto, mas os procedimentos que necessitam de protocolos, e aqueles que dependem de dados informatizados e da internet, estarão indisponíveis. As exceções de momento ficarão com a Secretaria da Saúde, cujas adaptações ocorrerão em fase posterior, e o Nota Fiscal Eletrônica, que poderá ser acessada normalmente.    

Modernizar, padronizar, dar mais agilidade, segurança, transparência e diminuir custos são alguns dos objetivos e possibilidades com a nova plataforma unificada de dados e ferramentas. "Trata-se de um momento histórico, até porque os avanços serão muitos e beneficiarão a todos, tanto cidadãos como funcionários, na busca do bem comum", destaca o secretário da Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos.  O secretário só solicita um pouco de paciência por parte de todos. "O atendimento ao público vai seguir aberto, mas queremos lembrar e pedir a paciência para que entendam que a abertura de protocolos ou a tramitação de processos já em andamento ficarão por estes dias paralisados, pois dependem deste sistema. Mas depois o tempo será recuperado com os avanços que este sistema nos disponibilizará, e isto de forma muito mais ampla, ágil e por muitos anos seguidos de benefícios", completa.

Desenvolvida pela empresa IPM, de Santa Catarina, vencedora da licitação, está presente com seu modelo básico de operação em mais de 300 municípios e empresas brasileiras. O treinamento dos funcionários de todos os setores se estenderá por até três meses, com uma equipe da IPM de plantão 24h presente em Estrela.

 

Vantagens e características do novo sistema integrado

Cadastro único

 - Um único cadastro geral para cada servidor e cidadão, que integrará todos os serviços municipais disponíveis.

 - Permite que as pessoas se autoatendam via internet.

 - Exige menos serviços de digitação, uso de papel e documentos, facilita a atualização dos dados.

 - A utilização de um cadastro único aumenta o controle sobre a arrecadação e, consequentemente, também a receita do município.

  Serviços online e integrados

 - Totalmente online, funcionará 24h por dia, 07 dias por semana.

 - Poderá ser acessado de qualquer lugar com internet e ferramenta como desktops, tablets, smartphones.

 - Evita deslocamento pessoal entre setores.

Pesquisas Inteligentes

- As telas de consulta permitem a localização das informações, por vários critérios de busca e combinação de filtros.

- Permite o usuário salvar o estado atual delas retornando a este ponto sempre que elas forem acessadas.

- Cria-se um histórico do usuário. Vai ser possível, por exemplo, saber quantas, quando e onde foram as consultas realizados pelo cidadão na área da saúde como ao mesmo tempo se ele está em dia com o IPTU.

Andamento de processos e protocolo

 - Os processos podem ser visualizados e executados de forma visual como fluxogramas, que demonstram ao usuário a situação atual de cada processo.

 - Ajudará o cidadão saber os passos que já foram executados, os pendentes e que atividades que já podem ser executadas para dar continuidade.

Economia

 - Não é mais necessário investir em servidor de banco de dados e aplicativos para cada função ou setor.

 - Outra vantagem econômica da tecnologia é que os serviços virtualizados poupam energia, a distribuição e emissão de documentos, poupando também tempo e reduzindo custos.

Multiplataforma

 - Funciona em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, Android, etc...) e em diferentes navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, etc).

Segurança

 - Os eventuais downloads de arquivos e vídeos e a navegação via internet realizadas nos ambientes da Prefeitura não transitarão mais por uma central local. Fica-se livre da ocorrência de vírus e queda de sistemas.

 - Já nas aplicações, a segurança pode ser observada em diversos pontos, como o login através de certificação digital, criptografada. É possível também restringir o acesso dos usuários através de controle de login por horário, situação funcional, bloqueio de login pelo administrador ou por número de tentativas.

Integra os serviços do Portal da Transparência e do Portal do Cidadão 

 - Portal interativo facilita o autoatendimento do cidadão, automatiza as atividades e o acesso aos serviços e informações nas prefeituras.

- A população se autoatende, via internet. A prefeitura gasta menos tempo e dinheiro, desburocratiza os processos e mantém a população mais informada.

Alta performance

 - O sistema processa informações em alta velocidade, sendo em média até 20 vezes mais rápido do que os sistemas desktop atuais.

- Permite também que o navegador faça várias requisições ao mesmo tempo, com a abertura de várias janelas simultaneamente, facilitando a operação. Hoje, ao se clicar num link, toda a navegação é carregada para o determinado local.

Menu personalizado

 - Através deste recurso cada usuário pode definir um menu de opções mais acessadas e de sua preferência.

Integração com outros Sistemas

 - O sistema integra-se com ferramentas de produtividade da Google, como o Google Maps, que permite a geolocalização de ruas, empresas, restaurantes, imobiliárias, pessoas. Com o Google Street View que utiliza o banco de dados de imagens; WhatsApp que permite que sejam enviadas mensagens de SMS para os cidadãos, como em avisos de utilidade pública ou mesmo em datas especiais; e o Facebook que permite o compartilhamento de notícias e envio de convites através do cadastro único, na fanpage da prefeitura.